Tamanho da fonte

Quinta-feira - 17/03/2022

Universitários têm transporte escolar assegurado pela Prefeitura de Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Estudantes universitários e de cursos técnicos residentes no Polo Maísa, zona rural, têm à disposição transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Diariamente, mais de 100 alunos da região utilizam os veículos que realizam três rotas, sendo uma pela manhã e duas à noite, deslocando os discentes para instituições como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

A jovem Erolaine Karina é uma das contempladas com o transporte disponibilizado pelo Município. Ela, que mora na Maísa, é aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), na Ufersa. Para a estudante, a nova rota oferecida pela Prefeitura de Mossoró, pela manhã, representa um importante avanço na sua busca pelo diploma da graduação.

“É muito gratificante a gente poder saber que tem o apoio da Prefeitura para os nossos estudos, mesmo não sendo uma obrigação dela fornecer esse transporte. Estudo há mais de dois anos aqui na Ufersa e a gente nunca tinha conseguido um transporte escolar para os estudantes da zona rural que estudam no período da manhã nas universidades. É uma conquista especial pra gente. O sentimento é só de gratidão”, afirmou Erolaine.

A estudante lembra as dificuldades que enfrentou antes do transporte gratuito ser oferecido. “A gente tinha que vir de táxi. Eu moro na Maísa e então o custo era muito alto, e mais alto ainda para quem vivia nas comunidades circunvizinhas. Agora temos um transporte gratuito, não precisamos mais nos preocupar nesse sentido, isso é muito bom, muito gratificante”, enfatizou a universitária.

O motorista que faz a rota da linha pela manhã, Alexsandro Dantas, destaca a alegria dos estudantes como o transporte. “É um sonho realizado para os alunos, que antigamente não tinham condições de vir, porque os pais teriam que pagar um táxi, fretar para ir e vir, e hoje eles têm um ônibus pela manhã e à noite. É um orgulho para os pais verem os seus filhos estudando, para se formarem futuramente, e com transporte gratuito para eles”, complementou.

A ampliação do transporte escolar garantido pela Secretaria Municipal de Educação só foi possível graças a um trabalho intenso de reorganização da frota iniciado em 2021. “Durante o ano de 2021, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu de forma planejada e organizada no transporte escolar. Fomos desde a manutenção da frota, uma frota que encontramos há mais de um ano parada e sem nenhuma manutenção, até a aferição de tacógrafos. Trabalhamos com o emplacamento, reforma dos estofados das bancadas dos ônibus, com a troca de para-brisas, de pneus, entre outras melhorias na qualidade desse transporte”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Além da nova rota da Maísa pela manhã, outras duas foram criadas este ano, contemplando a Escola Municipal São Romão, no Assentamento São Romão, e o Núcleo Municipal de Educação Rural Cornélio Barbalho de Carvalho, no Riacho Grande. São mais de quase 400 estudantes atendidos somente com essas novas rotas.

“Trabalhamos na organização das rotas, de forma a considerar as reais necessidades da Rede, e isso nos permitiu não só manter as rotas existentes, como ampliá-las. Nós criamos três novas rotas, a partir das necessidades, da demanda do nosso aluno da Rede Municipal de Ensino. O resultado desse trabalho realizado ao longo do ano de 2021 nós estamos vendo agora, com a nossa frota em circulação, já na segunda semana de aula, sem nenhum problema de transporte”, finalizou a secretária Hubeônia Alencar.

1 Comentário(s)

• Jerusa Alves Cavalcante
    Ta uma maravilha as nossos calçamentos dentro da cidade!Ñ votei no prefeito não, mas a proxima voto e ainda trabalho de graça para ele!!principalmente pelo seu trabalho na nossa cidade!!quero esta infeliz petista da Izolda longe da minha cidade!!