Tamanho da fonte

Segunda-feira - 03/01/2022

Secretaria Municipal de Agricultura divulga balanço de atividades realizadas em 2021

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM/Arquivo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou o balanço das atividades realizadas durante todo o ano de 2021. A pasta municipal destaca serviços realizados em bombas, dessalinizadores e sistema de abastecimento, entrega de carros-pipa, atividades do Mossoró Rural, programa do corte de terra, entre outros.

Em todo o ano passado, foram realizados 529 serviços em bombas, dessalinizadores e sistema de abastecimento com alguns serviços em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Houve também a entrega de 3.876 cargas de águas entregues através de carros-pipa. O total equivale a mais de 34 milhões de litros de água.

Dentro do Mossoró Rural, foram instituídas a criação de quatro cooperativas, 85 amostras de solo coletadas. Mais de 100 agricultores receberam consultoria técnica mensal. Foram visitadas quase 100 comunidades em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

A SEADRU destaca ainda a visita a 405 agricultores nos serviços de apoio técnico veterinário e agronômico. Quase 5 mil agricultores foram beneficiados com o programa de corte de terra com distribuição de mais de 96 mil litros de óleo diesel.

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), a Secretaria de Agricultura vacinou 6.637 animais contra a febra aftosa em mais de 100 comunidades rurais do município.

Entre as ações realizadas no ano que passou, a SEADRU ressalta a realização de seis cursos na zona rural e um curso técnico em fruticultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Houve também a produção de 3 mil toneladas de silagem através do programa Mossoró Forragem em parceria com a Emater/RN.

Por fim, a pasta municipal enfatiza os serviços realizados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), convênios estabelecidos com Sebrae/RN, Sistema Faern/Senar e Incra/RN, cestas básicas entregues através da parceria com o Sistema Faern/Senar, mais de 25 mil mudas produzidas pelo centro de produção de mudas, instituição do programa Papo Rural, encontro de produtores no assentamento Independência e apoio na renovação de mais de 200 DAPs em parceria com o Incra/RN e Emater/RN e Sindicato da Lavoura de Mossoró.

Atividades realizadas em 2021:

* Foram realizados 529 serviços em bombas, dessalinizadores e sistemas de abastecimento com alguns dos serviços em parceria com a Caern;

* Foram entregues 3.876 cargas de água através de carros-pipa equivalente a 34.884.000 litros de água, trabalho esse em parceria com a Defesa Civil;

* Instituição do programa MOSSORÓ RURAL com criação de quatro cooperativas, 85 amostras de solo coletadas, mais de 100 agricultores com consultoria técnica mensal e 98 comunidades visitadas em parceria com o Sebrae e Funcern;

* Criação do Núcleo Municipal de Reforma Agrária em parceria com o Incra;

* 405 agricultores visitados nos serviços de apoio técnico veterinário e agronômico;

* 4.934 agricultores beneficiados com o programa de corte de terra com distribuição de 96.668 l de óleo diesel;

* 6.637 animais vacinados contra febre aftosa em mais de 100 comunidades em parceria com a Ufersa e Idiarn;

* 6 cursos realizados na zona rural e
1 curso técnico em fruticultura em parceria com o Sistema Faern/Senar;

* 469 serviços realizados pelo SIM com dois registros de empresas SISBI em parceria com o Mapa;

* Mais de 25.000 mudas produzidas pelo centro de produção de mudas;

* Produção de mais de 3.000 toneladas de silagem através do programa Mossoró Forragem em parceria com a Emater/RN;

* Convênios com o Sebrae/RN, Sistema Faern/Senar e Incra/RN estabelecidos;

* 4.500 kg de alimentos doados através de cestas básicas em parceria com o Sistema Faern/Senar;

* Instituição do programa Papo Rural em parceria com o @laeerufersa;

* Encontro de produtores no assentamento Independência em parceria com diversos parceiros;

* Apoio na renovação de mais de 200 DAPs em parceria com o Incra/RN e Emater/RN e Sindicato da Lavoura de Mossoró;

* Planejamento estratégico da secretaria

Fonte: Secretaria de Agricultura