Tamanho da fonte

Quinta-feira - 21/10/2021

“Mossoró Verde” contempla ações para a zona rural do município

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Lançado em setembro deste ano, o programa “Mossoró Verde” prevê uma série de políticas públicas voltadas à arborização do município. A iniciativa do Poder Executivo municipal tem o objetivo de tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável. Além das atividades previstas para a zona urbana, o programa da Prefeitura de Mossoró também estabelece ações às comunidades rurais.

O programa “Mossoró Verde” prevê a produção de 25 mil mudas ao ano, com distribuição de 10 mil mudas à população e ações de plantio. A expectativa da Prefeitura de Mossoró é em até 4 anos dotar os canteiros centrais de vegetação nativa.

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) possuem metas definidas para as comunidades rurais do município.

Metas para a zona rural:

• Forragicultura: 2 mil ao ano (Leucena e Palma (parceria com a EMPARN)
  • Arborização: 3 mil ao ano (Ipês, oitis, craibeiras, jucá, flamboyant);
  • Quintais Produtivos: 3 mil ao ano (Saputi; cajueiro, mangueira, acerola, limão, pinha, graviola, tamarindo, romã, cajarana)
  • Recuperação de nascentes: 3 mil espécies nativas.

Parcerias:

• Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA);
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN);
  • ONG SOS Sertão;
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);
  • Exército Brasileiro (Comando da 7ª Região Militar).

Conheça mais sobre o programa “Mossoró Verde” clicando AQUI.

0 Comentário(s)