Tamanho da fonte

Estudantes da rede municipal apresentam projetos em Feira de Ciências da Ufersa

Por: Maricelio Almeida
Foto: Reprodução (PMM)

Ao longo desta quinta-feira (16), mais de 60 alunos da rede municipal de ensino de Mossoró apresentaram, em formato on-line, 25 projetos na XI Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, evento promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os trabalhos expostos foram selecionados durante a última etapa da IV Feira Municipal de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), ocorrida, de forma virtual, nos dias 18 e 19 deste mês.

“Ter nossos projetos apresentados em uma feira importante como a da Ufersa só comprova a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo na rede municipal. A nossa Feira de Ciências é o momento de coroação de um trabalho que foi construído e desenvolvido durante todo o ano. Estimular a ciência desde os anos iniciais surtirá um efeito muito positivo na formação dos alunos, como atuais pesquisadores e futuros cientistas, como pessoas cidadãs que vão entender, no futuro, a importância de se trabalhar com critérios, observações, análise dos dados, dos fatos”, destaca a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

A Feira de Ciências da Ufersa tem como objetivo criar oportunidade para que estudantes do Ensino Fundamental possam mostrar seu potencial investigativo e inventivo nas mais diversas áreas do conhecimento, usando a metodologia científica. Ao todo são 234 trabalhos científicos realizados por estudantes de escolas públicas de várias regiões do Estado. Entre os temas abordados pelos alunos da rede municipal estão a saúde mental, geração de energia, ensino remoto, intolerância na internet e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A presença de projetos elaborados por estudantes da zona rural se destaca na Feira, com trabalhos apresentados por equipes das escolas Deusdete Cecílio (Mulugunzinho), Maurício de Oliveira (Maísa), Vereador José Bernardo (Passagem de Pedra) e Evilásio Leão (Hipólito).

“Concretizamos a IV Fecirme com muito êxito, reforçando a importância cada vez maior de promover o conhecimento científico na Educação Básica. Os 25 projetos que receberam credenciais para participar da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar evidenciam o envolvimento e comprometimento de nossos alunos, professores e articuladores na produção dos projetos científicos”, conclui a professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira a relação dos projetos apresentados na Feira de Ciências da Ufersa:

0 Comentário(s)