Tamanho da fonte

Quinta-feira - 23/11/2023

Culminância da II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil movimenta espaços públicos da cidade

Por: Maricelio Almeida
Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil (SACEI), iniciada na última segunda-feira (20), foi encerrada nesta quinta-feira (23). Mais de 7 mil crianças foram levadas a diversos espaços da cidade como praças, Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira, Memorial da Resistência de Mossoró, entre outros, integrando toda a comunidade escolar em uma celebração aos trabalhos ao longo dos últimos dias.

As atividades abordaram a temática “A arte de brincar nos espaços livres”, tendo como subtema “A natureza como garantia de aprendizagem e diversão”. Mãe de João Gabriel e Isabela Carré, Maria Margarida fez questão de acompanhar os filhos na atividade realizada pela manhã no Memorial da Resistência de Mossoró com as crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI) Rosa Maria Pinto. “É ótimo para eles participarem e interagirem com outras crianças. Uma atividade assim, ao ar livre, facilita o convívio com tudo, com o meio ambiente, para eles crescerem. Eles ficaram muito felizes”, disse.

Karolina Ferreira, mãe do pequeno Enzo Ferreira, de três anos, também foi prestigiar o filho, matriculado na UEI Mário Negócio. A apresentação aconteceu na Praça Jornalista João Gomes Filho, ao lado da unidade. “É um momento bom, em que ele vai ver os coleguinhas, interagir. Acompanho todos os momentos dele na escola, as reuniões, gosto de acompanhar”, disse.

Karolina Ferreira e o filho Enzo

Elisângela Melo, mãe de Arthur Henrique, compareceu à Praça Jornalista João Gomes Filho para também acompanhar a culminância da II Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil. “É uma satisfação estar compartilhando com ele esse momento, ao ar livre. Está sendo uma maravilha”, pontuou. O pequeno Arthur revelou o que iria fazer na apresentação: “Vou dançar. Até ensaiei”, resumiu.

Para as equipes das unidades, o evento também foi gratificante. “A maior importância que a gente vê é a motivação das crianças, tirando-as da televisão, dos videogames, de celular, e mostrando para elas que há como brincar, aproveitando aquilo que você tem em casa. Esse projeto, através da Prefeitura, veio para motivar, mostrar que a criança tem o direito de ser livre, ter esse momento, família, escola, com a criança. Foi muito produtivo”, afirmou Kélia Fernandes, professora da UEI Rosa Maria Pinto.

“A gente começou a desenvolver o projeto no dia 13 de outubro, para que ele fosse culminado agora. Na UEI, nós trabalhamos os ritmos do Nordeste, fazendo uma interdisciplinaridade com o meio ambiente, com os animais da caatinga. A Semana de Arte e Cultura é um momento muito rico”, acrescentou Velúcia Holanda, supervisora pedagógica da UEI Mário Negócio.

Velúcia Holanda

“É muito gratificante trabalhar dessa forma, mostrando a nossa cultura, mostrando o que temos aqui no Nordeste. É um sonho de muitos anos trazer algo para movimentar essas praças de forma diferente, e nada melhor do que com a cultura e com nossos alunos, com as nossas professoras, que se empenham tanto para os meninos participarem de algo saudável. É a UEI Mário Negócio saindo para a rua com suas crianças para apresentar um trabalho lindo”, pontuou Madalena Azevedo, diretora da unidade.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) acompanhou a culminância do projeto, ressaltando a importância da atividade para o desenvolvimento das crianças. “Foi uma culminância muito significativa. Estamos tendo resultados muito positivos. As famílias participaram ativamente e com muita empolgação. As professoras produziram muitos materiais em conjunto com as crianças. O trabalho foi lindo e só temos a agradecer. E a nossa expectativa é de que no próximo ano a gente siga com a culminância nos espaços da cidade”, disse Alaíde Andrade, coordenadora de Educação Infantil da SME.

Alaíde Andrade

“A avaliação é muito positiva. As crianças desenvolveram essas atividades nas unidades e estão tendo a oportunidade de apresentar agora nesses espaços públicos. É uma forma de mostrar para a família esse trabalho e também para a sociedade de modo geral. A interação com ambientes como Parque Municipal, Memorial da Resistência, é fundamental, porque isso contribui efetivamente com a construção da cidadania das crianças”, finalizou o titular da SME, professor Marcos Oliveira.

Secretário Marcos Oliveira

0 Comentário(s)