Tamanho da fonte

Educação  Meio Ambiente
Quinta-feira - 23/11/2023

I SMCT: oficina debate “Construção da Agenda 2030 no Espaço Escolar”

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta quinta-feira (23), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto, a oficina “Construção da Agenda 2030 no Espaço Escolar”, atividade que teve como público-alvo gestores, supervisores e professores. A programação é um desdobramento da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) da Rede de Ensino de Mossoró.

A oficina foi ofertada em parceria com a Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), contando também com o apoio da Gerência Executiva de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB).

O evento teve como objetivo formar multiplicadores no diagnóstico, plano de atividades, aplicação de tecnologias socioambientais, monitoramento e avaliação de agendas ambientais das unidades de ensino da Rede Municipal, considerando as características e especificidades da comunidade escolar. A oficina foi ministrada pelas pedagogas Dalvanisa Salustino, Laíse Campos e Lucila Maria, do Idema.

“Pensar uma prática pedagógica alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, ressalta a importância de formar cidadãos conscientes do seu papel frente aos principais desafios para a vida humana no planeta. Alinhando educação e consciência crítica ambiental podemos vislumbrar mudanças atitudinais e comportamentais da sociedade, em especial da parcela que está no processo de escolarização”, pontuou Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SME.

A I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia já contou, em sua programação, com o seminário temático “Agenda 2030 no espaço escolar: o papel das ciências na construção do desenvolvimento sustentável”, evento que teve a presença do professor Felipe Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Outras atividades ainda serão realizadas.

0 Comentário(s)