Unidade Básica de Saúde Conchita Ciarlini celebra 20 anos de municipalização

A Unidade Básica de Saúde Conchita da Escóssia Ciarlini, do bairro Abolição II, celebrou nesta segunda-feira (28), com os quase 40 servidores da UBS, os 20 anos de história da municipalização da Unidade na cidade. O evento também foi comemorado com o secretário de Saúde, Benjamin Bento, a gerente executiva de Saúde, Joaniza Vale, o senhor Osório Ciarlini e a ex-vice-prefeita Ruth Ciarlini, filho e irmã, respectivamente, de Conchita Ciarlini.

Nesta terça-feira (29), às 14h, a UBS Conchita Ciarlini vai juntar a comunidade do Abolição II e festejar com ela essa data comemorativa na Unidade. Quase 500 moradores do bairro foram convidados para participarem das atividades que serão desenvolvidas nesta terça como aula de dança, sorteio de cincos kits de um dia no salão de beleza e outros prêmios. A Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai vai abrilhantar as comemorações com uma apresentação musical.

Uma das primeiras técnicas em enfermagem da UBS Conchita Ciarlini, Ana Karina.

Umas das primeiras técnicas em enfermagem da UBS Conchita Ciarlini, Ana Karina, hoje aposentada, relembra que antes de ser municipalizada a UBS pertencia ao Governo do Estado e que a prefeita Rosalba Ciarlini salvou uma vida na UBS durante uma visita em 1989. “Lembro que no primeiro ano que Rosalba foi prefeita ela veio visitar a UBS e coincidiu que chegou uma avó, desesperada, com sua neta desfalecida. Assim que viu a prefeita, essa avó entregou a criança nos braços de Rosalba. Eu fiquei impressionado que Rosalba correu pra uma maca e salvou a criança de um engasgamento.”, recorda Ana Karina do momento que marcou a primeira visita de Rosalba a Unidade de Saúde.

Gerente da Unidade, Claudia Alencar, em comemoração aos 20 anos da UBS Conchita Ciarlini.

A gerente da UBS Conchita Ciarlini, Cláudia Alencar, agradeceu a presença de todos e reforçou que a UBS vem trabalhando para ajudar a população mossoroense. “Aqui nós somos uma família e estamos juntos nos mais diferentes momentos com um único objetivo: garantir os atendimentos preconizados pelo SUS à população.”, destacou Cláudia Alencar.

A gerente executiva de Saúde, Joaniza Vale, afirmou que mora há mais de 40 anos no bairro e que antes as condições de atendimentos eram muito precárias na Unidade. “Nós não tínhamos uma UBS decente para ofertar atendimento à população, graças à sensibilidade da prefeita Rosalba Ciarlini conseguimos resgatar essa UBS e oportunizar um melhor atendimento à comunidade”, pontuo Joaniza Vale.

Filho de Conchita Ciarlini, Osório Ciarlini, agradece o carinho e iniciativa dos servidores em relembrar esse momento.
Momento em que Osório Ciarlini coloca quadro com fotografia da mãe Conchita Ciarlini.

Maria da Conceição da Escossia Ciarlini (Conchita Ciarlini)

Nascida no dia 12 de julho de 1960, em Mossoró, graduou-se no curso de Enfermagem pela Universidade Gama Filho do Estado do Rio de Janeiro. Sendo funcionária pública federal concursada, na qual exerceu o cargo de enfermagem no Hospital do Ministério do Exército nos Estados do Rio de Janeiro, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também foi enfermeira concursada da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, onde chegou a trabalhar no Hospital da Polícia Militar. Conchita Ciarlini faleceu em 31 de maio de 1995, deixou três filhos: Ana Carolina Ciarlini Jaegge, Victor Ciarlini Jaegge e Osório Ciarlini Sampaio.

Quadro com nomes de servidores que fazem parte dos 20 anos da Unidade Básica de Saúde Conchita Ciarlini.
Movimento Arte e Violão na comemoração dos 20 anos da UBS Conchita Ciarlini.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*