Secretaria de Saúde aguarda novo lote de vacinas contra influenza enviado pelo Ministério da Saúde

Dividida em três etapas, a 22ª Campanha de Vacinação contra Influenza (H1N1) segue até próximo dia 22 de maio. Nesse primeiro momento estão sendo imunizados idosos a partir de 60 anos, e os profissionais da saúde. Com a grande procura do público-alvo desta primeira etapa, restam apenas poucas doses, do primeiro lote da vacina enviado pelo Ministério da Saúde, que ainda podem ser encontradas em algumas salas de vacina.

A Secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explica que Mossoró recebeu um lote com aproximadamente 16 mil doses da vacina, que foram distribuídas entre as 45 salas de vacinação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade. E que aguarda o envio de um novo lote com novas doses por parte do Ministério da Saúde, que é o órgão responsável pela coordenação da campanha de imunização em todo o país.

“Temos um público estimado de mais de 35 mil pessoas, somente nessa primeira etapa da campanha. A Secretaria de Saúde reforça que todos os mossoroenses que se enquadram no grupo prioritário serão vacinados até o final da campanha. Nós pedimos calma a população, porque vamos vacinar todas as pessoas, vamos atingir a meta como sempre atingimos, vamos criar dispositivos para a vacina chegar a toda população, vamos ter algumas dificuldades, mas vamos vencer todas elas”, enfatiza.

O coordenador do Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que a Campanha para a primeira fase segue até o dia 15 de abril. “O Ministério da Saúde trabalha com o sistema de cotas das vacinas, e a primeira cota para Mossoró foi de 17% do público-alvo total, um total de 16.250 doses. Nesta primeira fase, temos que vacinar o total de mais de 35 mil doses, diante do que recebemos, algumas UBSs já acabaram suas doses. Estamos aguardando chegar a próxima cota, assim que chegar, serão liberadas novas doses para as UBSs”, informa.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, segundo estimativa do Ministério da Saúde, deve realizar a imunização de 95.557 mossoroenses, que estão no grupo prioritário.

2 Comentário

    • A primeira etapa iniciada foi no dia 23 de março para indivíduos exclusivamente de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda começa no dia 16 de abril para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*