Prefeitos do Oeste pedem celeridade ao Governo do Estado no envio de respiradores e testes do coronavírus

Prefeitos de Municípios da Região Oeste participaram na tarde desta quarta-feira (03) de uma videoconferência com a governadora Fátima Bezerra, e auxiliares do Governo Estadual, para discutirem medidas rígidas de prevenção ao novo coronavírus que possam ampliar o índice de isolamento social no Estado. Os 10 municípios participantes explicaram as ações que vêm fazendo em seus territórios, as dificuldades enfrentadas e aproveitaram a reunião para reforçar o pedido, de forma unânime, que o Governo do Estado envie novos testes do coronavírus e respiradores aos municípios.

A prefeita Rosalba Cialirni já tinha participado de uma outra videoconferência na manhã de ontem (02) com a governadora Fátima, na qual solicitou mais leitos de UTI à cidade e a estruturação de outros hospitais regionais visando desafogar Mossoró (Lembre Aqui). Durante a reunião hoje, Rosalba, acompanhada da secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou à governadora e aos prefeitos que mais de 60% dos leitos hospitalares na cidade estão ocupados por pessoas de outros municípios.

“Na hora que cidades das regiões oeste precisam de um tratamento mais especializado e de uma UTI procuram Mossoró. O nosso apelo é que cidades que tem hospitais, que tem estrutura de tratar os casos moderados, como Apodi, Assu, Areia Branca e Baraúnas, que tratem esses casos. Se houver agilidade e um interesse maior em dar todo apoio a essas cidades isso vai refletir no desafogamento das internações de Mossoró. Já que hoje nós temos mais de 60% de nossas internações com pacientes de outras cidades. Se fossemos atender só Mossoró, nós estaríamos em uma situação muito mais confortável.”, afirmou a prefeita.

Após informar essa realidade, Rosalba pediu que a governadora enviasse, pelo menos, dois respiradores, do novo repassasse do Governo Federal, para a Prefeitura abrir mais duas salas vermelhas na Unidade Hospitalar de Campanha do Belo Horizonte. Também voltou a solicitar a abertura de novos leitos de UTI à cidade, pela demanda crescente que vem sendo registrada.

Uma outra solicitação dos prefeitos foi o envio de testes do coronavírus. A prefeita Rosalba voltou lembrar sobre essa necessidade, uma vez que quanto mais se testa mais será possível ter uma noção aproximada da pandemia. “A ampliação dos testes que nós fizemos na cidade foi com apoio que recebemos do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, do próprio Ministério da Saúde e com os testes que nós compramos. Precisamos que o Governo do Estado nos envie mais testes para que possamos testar as pessoas, os profissionais de saúde e as forças de segurança que também estão na linha de frente, sejam federal, estadual ou municipal.”, disse.  

A prefeita ainda alertou sobre a questão de um controle maior dos transportes intermunicipais e interestaduais. Relatou a situação de Mossoró e citou o exemplo do SAMU, que já chegou a fazer o transporte sanitário de pacientes para outras cidades.

Participaram da reunião prefeitos, prefeitas, secretários e secretárias de saúde e outros representantes das cidades de Mossoró, Messias Targino, Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Serra do Mel, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Tibau e Baraúna.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*