Tamanho da fonte

Voluntários da campanha “Mossoró Vacina” são homenageados

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo/PMM

O sucesso da campanha “Mossoró Vacina”, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, é resultado de uma série de fatores que, além dos números expressivos de imunizantes contra a Covid-19 aplicados até o momento, refletem também a dedicação de quem, dia a dia, contribui para que as vacinas cheguem aos braços da população, multiplicando esperança e salvando vidas. Nesse contexto, os voluntários da campanha são peça fundamental. E foram eles os homenageados na tarde desta sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.

A homenagem, com entrega de certificados, foi conduzida pelo Poder Executivo municipal e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), reconhecendo a atuação dos voluntários do projeto de extensão “Uern Vacina Mossoró”. São quase 100 pessoas envolvidas direta e indiretamente nessa iniciativa, que tem à frente a professora Magda Lima, do curso de Enfermagem da Uern.

“Desde o início, quando convocada a atuar na linha de frente, a Uern abraçou essa causa, junto com a Prefeitura de Mossoró, trazendo voluntários para os principais pontos de vacinação. São discentes, docentes, servidores técnicos da Uern, pós-graduandos, assim como pessoas externas a nossa instituição de ensino e que quiseram participar do projeto. Esse é um momento de celebração, de reconhecimento da atuação de todas essas pessoas na imunização da população”, afirmou Magda Lima.

Para Etevaldo de Lima, coordenador do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a presença dos voluntários na campanha “Mossoró Vacina” é fundamental para o avanço da vacinação na cidade. “A Uern é nossa parceira, nos auxiliando desde o início da campanha, não só nos ginásios, mas também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Alunos, professores, técnicos, todos têm colaborado para o sucesso da vacinação, em parceria com os nossos servidores efetivos. É importante esse momento de reconhecimento”, frisou.

A reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, também enalteceu o papel dos voluntários no processo de imunização contra a Covid-19 em Mossoró. “Desde o início da campanha que estamos presentes, que a Uern vem sendo extremamente ativa, participando, inicialmente, das capacitações dos profissionais, junto com a UFRN, Sesap, e desde que a vacina começou a chegar em massa que a Uern tem se dedicado a ter voluntários continuamente para contribuir com a ampliação da campanha, para que não sejam só vacinas, mas pessoas vacinadas”, pontuou.

Participaram também da cerimônia no Ginásio Municipal o presidente da Câmara de Mossoró, vereador Lawrence Amorim, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Stênio Max, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas), Michelson Frota, além do presidente do Rotary Club Mossoró, Raimundo Fernandes, entre outras autoridades, como o diretor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Marcos Bezerra.

GRATIDÃO

Helena Júlia, aluna do curso de Enfermagem da Uern

Entre os voluntários da Uern, o sentimento é de gratidão, como relata a aluna Helena Júlia, do 5º período do curso de Enfermagem. “Ver a gratidão no olhar de cada pessoa vacinada não tem preço. Eu me sinto muito lisonjeada por participar desse projeto. Além da contribuição para a nossa vida acadêmica, também há a contribuição em nossa vida profissional”, disse.

Brenda Tavares, voluntária da campanha "Mossoró Vacina"

Gratidão também é a expressão que define a felicidade estampada no rosto de Brenda Tavares, aluna do 5º período do curso de Enfermagem da Uern. “É uma oportunidade única que estamos tendo. Não são pessoas que estamos vacinando, são histórias. Cada pessoa é uma história. Cada vacina é um momento de gratidão, uma lágrima de gratidão e esperança que cai do rosto dessas pessoas. É um estímulo para nós servirmos à população, partilhando o bem”, comentou.

Gabriel Ângelo, aluno da Uern em Pau dos Ferros

Discente do 2º período do curso de Enfermagem no Campus da Uern em Pau dos Ferros, o jovem Gabriel Ângelo também destaca a emoção em fazer parte do projeto. “É um momento de aprendizagem, de alegria, em que estamos servindo ao povo de Mossoró. É gratificante ver as pessoas se vacinando e participar dessa bela iniciativa”, relatou.

A campanha “Mossoró Vacina” também conta com o importante apoio de outras instituições de ensino, como a Universidade Potiguar (UnP) e a Uninassau.

0 Comentário(s)