Tamanho da fonte


Segunda-feira - 12/04/2021

SME avança em obras paralisadas nas escolas e assistência aos alunos

Por: Comunicação

A educação tem sido prioridade da Prefeitura de Mossoró nos primeiros 100 dias da nova gestão do município. Mesmo durante a pandemia da Covid-19 foram várias ações, projetos e obras realizadas para Rede Municipal de Ensino. O trabalho para fortalecer a educação avança nas zonas Rural e Urbana de Mossoró. A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou um balanço dos trabalhos desenvolvidos nos três primeiros meses de 2021.

Logo após a nova equipe assumir a SME, o planejamento foi iniciado e as primeiras ações também foram iniciadas para o início do Ano Letivo de 2021. A Secretaria Municipal de Educação promoveu a Formação com Diretores(as) Escolares da Rede Municipal de Ensino e a Jornada Pedagógica 2021 com foco no ensino híbrido, preparando famílias, alunos e profissionais da educação para o ambiente virtual de aprendizagem que foi adotado para retomada das aulas remotas, considerando o agravamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Foi criado ainda um Plano de Formação Continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino com vistas ao trabalho remoto, que contempla todos os encontros com supervisores e professores. A SME também elaborou o Plano de Retomada às Aulas Presenciais. 

Uma das principais ações desenvolvidas foi a distribuição dos kits de alimentos as famílias dos alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs) das zonas Rural e Urbana do município. Ao todo, 6.076 alunos das 39 UEIs receberam kits de alimentos nas Unidades de Educação Infantil. Ainda nesse primeiro trimestre, a SME iniciou a entrega de 11.700 kits de alimentos aos alunos das escolas municipais de Mossoró. Além disso, a Secretaria de Educação fez a entrega de fardamentos e livros didáticos.


Um mutirão foi iniciado para recuperar equipamentos tecnológicos das escolas municipais e UEIs.  Já foram 67 computadores consertados na Zona Rural e 40 computadores consertados na Zona Urbana, além de 13 mesas digitais recuperadas pelos técnicos. Esse trabalho para recuperar os equipamentos continuará para deixá-los em condições de uso para quando as aulas presenciais forem retomadas.

A infraestrutura das escolas e Unidades de Educação Infantil também tem recebido atenção especial. As equipes da SME e de Infraestrutura fizeram visitas para análise das condições infraestruturais com foco na realização de serviços, bem como foi iniciado o calendário de reformas e manutenção das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino. A SME fez entrega e inauguração da UEI Proinfância Zezinha Gurgel, localizada na Estrada da Raiz. As novas instalações atenderá 252 crianças menores de seis anos. Há mais de dez anos as obras tinham sido iniciadas, passando por quatro gestões anteriores da Prefeitura de Mossoró, sendo paralisada várias vezes. Em 2021, a obra foi retomada com ritmo acelerado e concluída nos últimos três meses, após nova gestão assumir a prefeitura.

“A Zezinha Gurgel sempre funcionou em prédios alugados em condições inadequadas. A entrega que estamos fazendo para sociedade, marca não só a economia para o município, como uma forma concretização de uma obra que atravessou diversas gestões. Mais de uma década em construção e nós nos cem primeiros dias de gestão estamos conseguindo entregar para sociedade. Vai representar uma economia porque pagávamos aluguel e conforto muito maior”, destacou a secretária de educação Hubeônia Alencar.

Nas áreas de inovação e tecnologia, a SME elaborou a proposta de novo Organograma da Secretaria Municipal de Educação, fez a revitalização da Gerência de Planejamento e Avaliação, criou ações para a implementação do Sistema de Gerenciamento da Educação (SIGEDUC), planejou o Projeto de Curso de Línguas, em parceria com a Faculdade de Letras e Artes (FALA) da UERN, para implementação no 2º semestre de 2021. Foram feitas também adesões de nove Escolas Rurais ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Campo. Outra importante iniciativa foi Projeto Conexão Cidadã, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, que vai levar internet para alunos e famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Confira as principais ações dos 100 primeiros dias de gestão da SME:

RETORNO ÀS AULAS:
- Formação com Diretores(as) Escolares da Rede Municipal de Ensino;
- Jornada Pedagógica 2021;
- Sistematização e Elaboração de documentos/instrumentos com orientações unificadas para o trabalho remoto;
- Plano de Formação Continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino com vistas ao trabalho remoto;
- Construção do Plano de Retomada às Aulas Presenciais;
- Entrega dos Kits de Alimentação Escolar;
- Entrega de fardamentos e livros didáticos.

INFRAESTRUTURA:
- Visitas às escolas pela equipe da SME e de infraestrutura para análise das condições infraestruturais com vistas à realização de serviços;
- Calendário de reformas e manutenção das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino;
- Recuperação de Computadores e Mesas Digitais das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino;
- Entrega/Inauguração da Unidade de Educação Infantil (UEI) Proinfância Zezinha Gurgel, localizada na Estrada da Raiz; 

INOVAÇÃO:

- Proposta de novo Organograma da Secretaria Municipal de Educação (SME);
- Revitalização da Gerência de Planejamento e Avaliação; 
- Ações para a implementação do Sistema de Gerenciamento da Educação (SIGEDUC);
- Projeto de Curso de Línguas, em parceria com a Faculdade de Letras e Artes (FALA) da UERN, para implementação no 2º semestre de 2021;
- Adesões de 9 Escolas Rurais ao PDDE Campo;
- Projeto Conexão Cidadã, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude;
- Planejamento para implementação das ações do Projeto-piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP);
- Elaboração do projeto “Central de informações para uma gestão integrada”, com vistas à informatização/otimização dos dados intersetoriais da SME;

TRANSPARÊNCIA:
- Publicação de Instrução Normativa para remoção de servidores;


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


1 Comentário(s)


  • Marta Gerusa de Sousa Guedes Miranda
    É admirável o que tem acontecido em Mossoró. Aguardando essa conclusão da Obra na UEI ALICE DIAS DA SILVA no Vingt Rosado. Espero ansiosa por esse dia.