Tamanho da fonte

Sexta-feira - 24/09/2021

“Setembro Amarelo” segue com ações na rede de atenção à Saúde Mental

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A programação do “Setembro Amarelo” tem sequência em Mossoró, contemplando equipamentos que integram a rede de atenção à Saúde Mental. Nesta sexta-feira (24), as atividades da campanha foram realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mariana Neumam Vidal, no bairro Alto da Conceição. Na unidade, foram promovidas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), ação direcionada aos profissionais que atuam no local.

“Durante todo o mês, são mais de 40 ações dentro da programação do ‘Setembro Amarelo’, ações que têm como foco a população, os pacientes e seus familiares, bem como os profissionais de saúde. Aqui no CAPS Mariana Neumam realizamos nesta sexta (24) as PICS, Práticas Integrativas direcionadas para esses profissionais, porque a gente também precisa cuidar de quem cuida”, destacou Kalyana Fernandes, coordenadora de Saúde Mental do município de Mossoró.

Ao longo da campanha “Setembro Amarelo”, a gestão municipal também vem intensificando as visitas aos equipamentos da rede de Saúde Mental, identificando as necessidades das unidades e apresentando as metas de melhorias para esses espaços. Nesta sexta (24), o prefeito Allyson Bezerra esteve no CAPS Maria Neumam, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

“Estamos percorrendo todos os equipamentos de Saúde Mental. Reunimos nossa equipe e reforçamos a importância desse processo de reestruturação da rede, cujo objetivo principal é cuidar cada vez melhor dos pacientes assistidos pelos nossos equipamentos e profissionais, e que precisam desse acompanhamento digno promovido pelo município”, afirmou Morgana Dantas.

O prefeito Allyson Bezerra enfatizou o empenho da gestão na reestruturação da rede de atenção à Saúde Mental. “Toda a equipe da Secretaria de Saúde está empenhada nesse trabalho de reestruturação da rede de atenção à Saúde Mental do nosso município. Estivemos nos últimos dias no Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros, que agora funciona em um espaço com instalações adequadas, onde os pacientes são atendidos com dignidade. Essa reestruturação passa também pelos CAPSs. Estamos aqui escutando os pacientes, os familiares e os profissionais que aqui trabalham”, disse o prefeito, acrescentando:

“Mossoró possui hoje quatro Centros de Atenção Psicossocial e todos funcionando em prédios alugados. Nós já estamos elaborando os projetos para construção de sedes próprias para todos esses quatros CAPSs. O compromisso da gestão é tornar a rede de atenção à Saúde Mental referência. Além da construção das sedes dos CAPSs, também já estamos trabalhando no projeto de ampliação do Hospital Dr. Milton Marques de Medeiros”, concluiu o prefeito.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

0 Comentário(s)