Tamanho da fonte

Quinta-feira - 25/04/2024

Serviço de Inspeção Municipal realiza ação em unidade de beneficiamento de fruta na zona rural

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

O Assentamento Favela, zona rural de Mossoró, conta com uma unidade de beneficiamento de fruta e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realizou recentemente uma ação no local da descentralização do SISBI/POV.

A unidade beneficia a polpa de fruta produzida por uma família no assentamento, como polpa de acerola, cajarana, caju, graviola, manga e goiaba. O SIM realiza rotineiramente esse trabalho nas empresas, que abrange uma série de critérios para determinar o período e o prazo que essas empresas vão ser visitadas.

“Todos os meses temos um cronograma a ser cumprido tanto para a inspeção como para a coleta de material para análises oficiais dos produtos. Essas análises são realizadas no laboratório de inspeção dos produtores”, explicou Allany Medeiros, médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal.

O SIM é referência em todo o país. Ele foi o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

0 Comentário(s)