Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 17/12/2021

SEMASC realiza Pré-Conferência Municipal de Saúde Mental

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), realizou a Pré-Conferência da Saúde Mental em Mossoró.

O evento ocorreu na última quarta-feira (15), no auditório Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Elizeu Ventania. O público-alvo foram os gestores, servidores e usuários da política de assistência social.

A conferência tem como tema principal “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde. O tema foi explanado pelo psicólogo da Prefeitura de Mossoró, Alcedir Gabriel da Silva.

“As conferências de saúde mental são momentos fundamentais para a participação da população nas decisões sobre os rumos que os governos devem tomar para garantir o cuidado como um direito das pessoas com transtornos mentais, problemas por drogas e sofrimento psíquico", disse o psicólogo.

A gerente executiva da gestão do Serviço Único da Assistência Social (SUAS), Rita de Cássia, corrobora com as palavras de Alcedir Gabriel e afirma que essas pré-conferências e conferências são espaços fundamentais de exercício da democracia e participação popular.

“Abordar a questão da saúde mental nesse contexto pandêmico é fundamental, pois as pessoas sofreram muitos impactos desde o medo da doença do novo coronavirus ou COVID-19, medo da morte, de perder familiares e amigos, desemprego, entre outros. Todos esses fatores trouxeram sérias repercussões e, por conseguinte, o surgimento e agravamento de condições de saúde mental, nesse sentido aumenta a demanda por políticas de saúde mental”.

O evento discutiu quatro eixos: São eles: Eixo I: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade e Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante a pós-pandemia. A partir dos eixos, foram divididos grupos de discussões e elaboração de propostas que foram apresentadas e deliberadas.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)