Tamanho da fonte

Segunda-feira - 31/05/2021

Semana de Meio Ambiente discute políticas públicas para sustentabilidade da cidade

Por: Thiago Braga

Nesta segunda-feira (31) a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), realizou a abertura da Semana de Meio Ambiente 2021. A programação vai até o próximo sábado (05) com atividades presenciais no Parque Maurício de Oliveira e ainda conta com palestras transmitidas pela internet.

A Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi realizada de forma remota e contou a participação do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que destacou as ações que o munícipio vem adotando em termos de políticas públicas para o meio ambiente. “O munícipio de Mossoró, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, vem realizando ações importantes, seja no Parque Municipal com ações de reflorestamento, seja no Rio Mossoró. Iniciamos a limpeza do nosso rio para que possamos devolver à população um dos bens naturais que representam a nossa cidade. Queremos transformar Mossoró numa cidade que cuida bem de seu meio ambiente. Para isso é fundamental que a educação ambiental seja trabalhada com os jovens, nas universidades, em salas de aulas com as crianças. É preciso despertar para que todos se envolvam em prol de um bem comum”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Rodrigo Lima, enalteceu a importância do diálogo com as instituições parceiras, bem como a necessidade de realização de eventos que promovam as políticas de meio ambiente voltadas para o desenvolvimento de Mossoró. “É Com muita alegria que realizamos o evento. Sabemos a importância da gestão ambiental para o nosso município e da realização de eventos como é o caso da Semana de Meio Ambiente. Vamos mobilizar a população com as mudanças que tanto queremos para Mossoró. Vamos buscar as instituições para que estejam ao nosso lado e cuidar do nosso meio ambiente, do nosso rio, das nossas riquezas, tornando a cidade sustentável”, frisou o titular da SEIMURB.

A Secretaria Municipal de Educação também esteve presente na programação de abertura do evento. “Nós estamos muito felizes com a condução do Projeto Meio Ambiente Sustentável. As nossas escolas estão incluídas no processo de cuidado do meio ambiente. Temos várias escolas que estão desenvolvendo projetos sob a orientação da Gerência de Educação Ambiental. É de uma riqueza imensa conscientizar os nossos alunos. Agradecemos pela parceria que vem contribuindo muito para o aprendizado e melhoria do meio ambiente na nossa cidade”, pontuou Evanice Fernandes, secretária adjunta de Educação de Mossoró.

Cleciano Rebouças, diretor executivo de Meio Ambiente e Urbanismo, falou sobre o compromisso com as políticas públicas para a área. “Quero registrar o nosso compromisso com as políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Agradecemos a todos os envolvidos neste evento, aos voluntários, a toda população mossoroense”, disse o diretor da DEMURB.

A Gerência de Educação Ambiental do munícipio destacou a relevância das parcerias firmadas com as instituições para a realização do evento. “Estamos em constante diálogo com as instituições, com as demais secretárias, construindo soluções em conjunto para a cidade. Nós queremos uma cidade que dê certo, que seja sustentável para todos e todas. De modo que, estamos trabalhando com afinco para cumprir o planejamento estabelecido”, acrescentou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

A conferência de abertura contou com a palestra “Agenda 2030 e os Desafios da Sustentabilidade para as cidades”, ministrada por Robson Henrique Pinto, representante da SEMARH. Além disso, o primeiro dia trouxe a participação de Leonardo Brasil, do ICMBio, com o lançamento do Programa “Qualificação Verde: capacidades municipais para a Gestão Ambiental”.

A solenidade de abertura foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube. A programação segue pelos próximos dias.

Terça-feira (01/06)

09h30 – Palestra com os Núcleos de Educação Ambiental: Meio Ambiente e Sustentabilidade: Ensine pela ação. (Transmissão ao vivo – YouTube – Prefeitura de Mossoró)

14h – Palestra com Diana Lunardi “A importância dos resíduos sólidos para cidades sustentáveis: a experiência da UFERSA Ambiental. (Transmissão ao vivo – YouTube – Prefeitura de Mossoró)

Quarta-feira (02/06)