Tamanho da fonte

Segunda-feira - 07/02/2022

Secretaria realiza coleta de solo em 17 comunidades rurais durante final de semana

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizaram durante o final de semana coleta de solo em quase 20 comunidades rurais de Mossoró. A medida faz parte do Programa Mossoró Rural, idealizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura.

As localidades visitadas no último final de semana foram Terra Nossa, Fazenda Nova, Santa Rita de Cássia, São José, Riachinho, Barrinha, Pomar, Rancho da Caça, Arisco, Apama, São Cristóvão, Barreira Vermelha, Pau Branco, Nova União e Sítio Jardim.

A meta da pasta municipal é realizar até o fim deste mês 180 coletas de solo em 60 comunidades de todas as regiões do município. Todas elas serão analisadas no laboratório de solos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O último levantamento aponta que já foram realizadas em torno de 150. Os resultados são esperados para meados de março.

“Nós já fizemos em torno de 150 coletas de solo. A nossa meta é coletar 180 em todas as regiões de Mossoró. Pretendemos finalizar as coletas até o final deste mês. As análises já estão ocorrendo e até meados de março teremos os resultados definitivos para passar para todos os agricultores”, destacou Faviano Moreira, secretário de Agricultura do município.

O titular da pasta explica a importância do trabalho realizado nas comunidades rurais. “Esse serviço tem uma importância técnica. A coleta de solo é um diagnóstico. Os solos das comunidades de Mossoró apresentam variações como mais ou menos nutrientes. Então, aqueles solos que necessitam de uma adubação vão ter essa indicação pela coleta de solo. Esse trabalho é essencial para que o produtor tenha maior eficiência na produção, ou seja, a planta produzir mais depois das orientações”, frisou.

Em todas as coletas são colocadas nome do produtor, localidade, data da coleta, profundidade de coleta, cultura plantada ou que vai plantar e localização geográfica.

0 Comentário(s)