Tamanho da fonte

Terça-feira - 20/02/2024

Secretaria distribuirá Mapa de Solos no lançamento do Programa Semear 2024

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), estabeleceu convênio com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e elaboraram documentos que vão auxiliar os agricultores em relação ao uso e ocupação dos solos. O documento será entregue aos agricultores durante o lançamento do Programa Semear nesta quarta-feira (21), a partir das 9 horas, no Parque de Exposições Armando Buá.

A caracterização dos solos faz parte do programa “Mossoró Rural”. A medida garante assistência técnica para o produtor rural mossoroense através da Lei Municipal n.° 4.101, de 23 de dezembro de 2023. A pesquisa científica realizou análises químicas e físicas em 69 pontos distribuídos em todos os polos da zona rural de Mossoró.

Foram elaborados mapas que ilustram a classificação destes solos e a distribuição dos atributos químicos (Fósforo, Cálcio, Potássio e Ph) e físicos (Teor de Argila). O objetivo do estudo foi ter uma melhor compreensão da aptidão agrícola da região e definir as culturas e variedades mais indicadas para as diversas regiões e comunidades mossoroenses.

“O Mapa de Solos é uma ferramenta essencial para o agricultor. A partir dele, qualquer agricultor de Mossoró terá agora a certeza da aptidão de seu solo, ou seja, conforme o tipo de solo ele pode escolher aquela cultura que consiga ter maior eficiência e mais produtividade na sua lavoura”, explicou o titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

O estudo destaca que os solos apresentam boa fertilidade natural, mas com variações em suas características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dada a natureza do material de origem e as condições edafoclimáticas da região.

“Sabe-se que ocorre na região de Mossoró desde a presença de solos profundos com textura média, pobres quimicamente e com reação ácida, como Latossolos e Argissolos, até solos que são mais rasos, com textura mais argilosa, de elevada fertilidade natural, originados a partir do Calcário Jandaíra, como Cambissolos e Vertissolos”, diz trecho do Mapa de Solos.

O município de Mossoró está inserido na Mesorregião Oeste do Rio Grande do Norte e pertence a um dos principais polos produtores da fruticultura brasileira (Agropolo Mossoró/Assú) e da agropecuária potiguar. Mossoró possui a maior zona rural do Rio Grande do Norte.

CONFIRA PONTOS ONDE FORAM REALIZADAS ANÁLISES NA ZONA RURAL DE MOSSORÓ

— AGROVILA PAULO FREIRE

— ALAGOINHA

— APAMA