Tamanho da fonte

Quarta-feira - 15/06/2022

Secretaria de Educação promove quarto encontro formativo da V Fecirme

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró promove nesta quarta-feira (15) o quarto encontro formativo em preparação à realização da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). O evento acontece no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube, a partir das 19h.

O encontro desta quarta (15) tem como convidada a professora Allyssandra Maria, da Escola Municipal Antônio Fagundes, e como mediador o professor Alexandre Andrade, coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SME. O tema a ser debatido é “Metodologia Científica aplicada aos projetos: Anos Finais”.

“Os encontros formativos preparatórios das Feiras de Ciências nas Escolas e posterior Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino são de fundamental importância na preparação do envolvidos nesta atividade. O aprofundamento teórico sobre a metodologia científica, e sobre como usá-la enquanto estratégia didática por parte dos professores e gestores escolares, é necessário para que possamos difundir a produção do conhecimento científico entre nossos alunos”, destacou Alexandre Andrade.

Acompanhe o encontro formativo:

NOVIDADES

Uma das principais novidades da V Fecirme é a inclusão das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na programação do evento. O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, professor Hélio Oliveira, presidente da Comissão Coordenadora da Fecirme, destaca a importância dessa inclusão.

“As expectativas são as melhores possíveis. Esse ano trazemos a inovação de estarmos ampliando a realização da Feira para todos os anos do Ensino Fundamental, ou seja, os alunos do 1º ao 9º ano participarão da Feira de Ciências”, pontuou, acrescentando:

“A Fecirme é uma possibilidade do aluno se aproximar da metodologia científica, fazendo com que esse aluno possa conhecer um método de pesquisa adaptado ao seu nível de ensino, numa perspectiva que a gente possa estar formando futuros pesquisadores”, concluiu Hélio Oliveira.

Uma outra novidade no contexto de incentivo à ciência na Educação Básica é a participação da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na primeira edição da Feira de Ciências Kids do Semiárido Potiguar, iniciativa promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). A escola piloto foi escolhida levando em consideração o fato de ofertar apenas o segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais e, consequentemente, possuir o maior número de alunos matriculados de 1º ao 5º ano.

“A Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino e do Semiárido Potiguar da Ufersa são sempre um grande sucesso a cada nova edição. Esse ano, a Fecirme inovou possibilitando o letramento científico dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Com essa mesma proposta, a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar promoverá a primeira edição da Feira de Ciências Kids, desenvolvendo esse projeto em escolas pilotos da Rede Municipal e Estadual", explicou a professora Valéria Montenegro, coordenadora pedagógica na SME, complementando:

"Desse modo, é uma imensa alegria saber que nossos pequenos cientistas terão a oportunidade de participar da Feira de Ciências Kids em todos os âmbitos: escolar, municipal e a do Semiárido Potiguar”, finalizou Valéria, relatando ainda que a primeira capacitação referente à Feira Kids aconteceu nesta terça-feira (14).

0 Comentário(s)