Tamanho da fonte

Sexta-feira - 13/05/2022

Secretaria de Educação promove I Seminário do projeto “Laços em Nós"

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Psicopedagogia, promove nos dias 18 e 24 deste mês o I Seminário do projeto “Laços em Nós: reconectando vivências e emoções”. O evento acontecerá no Teatro Lauro Monte Filho, às 18h, tendo como público-alvo professores, supervisores e diretores da Rede Municipal de Ensino.

As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário disponível AQUI. Os presentes receberão certificado de participação. O evento, em seu primeiro dia, contará com palestras da pedagoga Ana Paula, da Universidade Potiguar (UnP), e da psicóloga Eurandízia Maia, também da UnP. Elas discutirão a temática “A organização do trabalho pedagógico e as estratégias de aprendizagem no retorno às aulas presenciais”.

No segundo dia de seminário, as palestras serão ministradas pela neurologista infantil Áurea Cristina e pela psicopedagoga Bernadete Holanda. As profissionais irão debater o tema “Transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem: como estão nossas crianças/alunos e o que precisamos saber sobre os transtornos que os afetam?”.

O projeto “Laço em Nós: reconectando vivências e emoções’” tem como objetivo proporcionar, aos professores, supervisores e gestores, estudos e reflexões para realização do acolhimento socioemocional das crianças/alunos(as) no retorno às aulas presenciais, bem como orientações para a realização de diagnósticos, oficinas com alunos e possíveis encaminhamentos seguindo o fluxo de atendimentos.

“Este seminário trata-se de um importante momento formativo, considerando que as crianças/alunos (as) na retomada das aulas presenciais necessitam que no contexto escolar exista um ambiente propício tanto ao acolhimento socioemocional como também ao desenvolvimento da competência 8 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prescreve: ‘Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas’”, destaca a gerente Pedagógica da SME, Gilneide Lobo.

0 Comentário(s)