Tamanho da fonte

Sexta-feira - 08/10/2021

Secretaria de Educação inicia nova etapa do Projeto de Alfabetização e Letramento

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou a terceira etapa do Projeto de Alfabetização e Letramento (ProAle), iniciativa que contempla quase 1,5 mil alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que têm à disposição uma série de materiais didáticos que oferecem atividades lúdicas e contextualizadas com as práticas letradas vivenciadas pelos estudantes nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

De acordo com a professora Valéria Montenegro, coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SME e do ProAle, essa nova etapa foi iniciada no final de setembro. Ela explica que, inicialmente, o projeto vem sendo executado em turmas do 1º ano. “As aulas acontecem com base no material didático disponibilizado pelo ProAle. São atividades síncronas e assíncronas, a partir de diferentes gêneros textuais e com ações que estimulam a alfabetização e o letramento matemático”, destaca.

O ProAle é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e tem como objetivo garantir os direitos à alfabetização, ao letramento e alfabetização matemática de qualidade para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O município de Mossoró aderiu à iniciativa, foi contemplado e tem executado as ações conforme o cronograma estabelecido no início do ano.

No primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Educação promoveu formações voltadas a professores, supervisores e gestores escolares. A partir de julho, teve início a utilização do material didático pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

“Até o final do ano, teremos concluído as quatro etapas previstas no projeto. Nossos alunos receberam, cada um, quatro revistas de língua portuguesa, dois livros de matemática, um livro de literatura e um livro de jogos, conteúdos que trabalham a leitura, escrita, produção de texto, o letramento matemático, contemplando um agrupamento de temas importantes para o desenvolvimento de todas as etapas”, frisa Valéria Montenegro.

A coordenadora dos Anos Iniciais explica, por fim, que o ciclo de alfabetização do ProAle tem duração de dois anos. “Em 2022, trabalharemos com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, ou seja, os mesmos estudantes que participaram do projeto em 2021 irão utilizar o material no 2º ano, permitindo assim uma avaliação do impacto do uso do material na alfabetização desses alunos”, conclui.

0 Comentário(s)