Tamanho da fonte

 Agricultura
Terça-feira - 09/11/2021

Secretaria de Agricultura realiza nesta semana censo rural na Vila Maísa

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM/Arquivo

Com uma estimativa aproximada de 4 mil habitantes, a Vila Maísa recebe nesta semana o censo rural, atividade realizada dentro do programa Mossoró Rural. A localidade tem oficialmente 900 residências. A equipe responsável pelo censo rural estará na comunidade até a próxima sexta-feira, 12. A entrega dos questionários simples e completo começa nesta terça-feira, 9. A ação será realizada na sede da Associação Comunitário e Esportiva da Maísa (ACEM).

O questionário completo é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o simples será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento, a contar da data da visita e entrega do documento.

“O questionário do Mossoró Rural é socioeconômico, que tem perguntas sobre sexo, idade, parte econômica, o que eles produzem, o que plantam, o que eles criam e se eles têm atrativos bancários ou se já fizeram algum empréstimo bancário, etc”, explicou Ney Maranhão, coordenador do censo rural. Ele ressalta ainda que nas visitas a equipe realiza também coleta de solo em propriedades de alguns produtores rurais.

Levantamento mais recente da SEADRU aponta que 6.025 já receberam os dois tipos de questionários, sendo que 4.820 responderam o questionário simples e 1.205 o completo. Ao todo, 80 comunidades rurais já foram visitadas entre julho e novembro. A pasta municipal estima ter atendido mais de 21,6 mil pessoas na zona rural de Mossoró neste período de atividades do censo.

A equipe de visitadores da Secretaria de Agricultura já passou pelas comunidades de Recanto da Esperança, Senegal, Oiticica, Passagem de Pedra, Jurema Seca, Estreito, Carmo, Melancias, Picada I, Picada II, Macambira, Bom Destino, Passagem do Rio, Camurupim I, Camurupim II, Córrego Mossoró, Bela Vista, Assentamento Favela, Independência, Pedra Branca, Cabelo de Nego, Morada Nova/Barro Branco, Alagoinha, Hipólito I, Hipólito II, Espinheirinho, Novo Espinheirinho, Baixa Verde, Jucuri, Paulo Freire (Maísa), Vingt Rosado, Solidão, Montana, Coqueiro, Boa Fé, Barreira Vermelha, Santa Rita de Cássia, Guarajás, Real, Guarajás (BR-110), São Romão, Barrinha, Chafariz, APAMA, Oziel Alves, Bom Jesus, Ingás, Sussuarana, PA Sussuarana, Nova União (Poço 10), Pomar, Riachinho, Piquiri, São João da Várzea, Olho D’Água Velho, Rincão, Lagoa do Xavier, Serra Mossoró, Panela do Amaro, Fazenda Nova, Cheiro da Terra, Terra Nossa, Curral de Baixo, Sombras Grandes, Mulugunzinho, Riacho Grande, Canto do Junco, Ema, Santo Antônio, Tabuleiro Alto, Cordão de Sombra I, Pau D’arco, Cajazeiras, Barreirinha, Fazenda Lajes, Maracanaú, Lorena e Paulo Freire.

A Secretaria de Agricultura explica que o censo rural consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem o incentivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)