Tamanho da fonte

SEADRU apresenta plano de trabalho do Programa Semear 2022 para agricultores

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM

Ocorreu nesta sexta-feira (7) reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), lideranças comunitárias e agricultores sobre o Programa Semear 2022. A equipe da pasta municipal repassou o plano de trabalho que será realizado e também os dados do programa no ano passado.

“Estamos aqui com as lideranças comunitárias onde vamos apresentar o planejamento de ações da Secretaria para o lançamento efetivo já mediante essas chuvas que estão caindo desde o final de dezembro. A gente vai reforçar a questão dos critérios com os agricultores, vamos fazer orientações diretas para os tratoristas e vamos colocar o cronograma”, destacou o titular da SEADRU, Faviano Moreira.

“Essa reunião é para socializar as informações e definir esse momento ideal com o aspecto técnico vendo a previsão do tempo com a serenidade que o momento merece. Por isso, essa reunião tem esse objetivo de integrar e trazer todas as informações para o agricultor saber como proceder”, completou.

A reunião teve uma boa presença de agricultores. As agricultoras Maria Neide, da comunidade Senegal, e Luana Clementino, do Assentamento Favela, estão esperançosas com as previsões otimistas de um bom período chuvoso.

“Se Deus quiser, este ano a gente espera um bom inverno para que possamos plantar, colher e ter uma boa safra e até mesmo ter pasto para os animais. O ano de seca prejudica muito o agricultor. Esse evento é muito importante pra gente, onde temos a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa”, disse Neide que planta feijão e sorgo.

“Estamos esperançosos com um bom inverno. A gente entrar 2022 com chuva é o maior presente que o agricultor pode receber, porque a expectativa é muito grande devido às dificuldades de chuvas que a gente vem passando durante os anos e este ano está prometendo que vai ter um bom inverno. Com isso, a gente já se anima e a gente sabe que vai ter o feijão, o milho, a fartura vai ser muito grande na zona rural”, frisou Luana, que também planta feijão e sorgo.

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, distribuiu no ano passado mais de 96 mil litros de óleo diesel para agricultores de mais de 110 comunidades rurais. Ao todo, foram 59 tratoristas que realizaram o corte de terra.

PROGRAMA SEMEAR

O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela SEADRU.

O programa existe há mais de 20 anos e ajuda ao produtor rural das comunidades mossoroenses a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O SEMEAR está amparado pela Lei nº 3.301, de 21 de agosto de 2015. E tem por finalidade atender grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

Tem direito ao programa o agricultor que tenha área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e que tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.

0 Comentário(s)