Tamanho da fonte

Quinta-feira - 28/10/2021

Rotinas administrativas na Educação serão modernizadas com o SIGEduc

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A era do carbono ficou para trás na Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró. A cada dia, o processo de modernização da rede de ensino avança com a implantação, já em fase final, do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), ferramenta virtual que representa uma verdadeira revolução nas rotinas administrativas da rede, beneficiando alunos, pais, professores, supervisores, secretários e diretores escolares.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação deu sequência à capacitação dos agentes que irão operacionalizar o sistema, concluindo treinamento voltado a diretores, supervisores e secretários escolares. A capacitação, em formato virtual, foi ministrada pela empresa SIG Software e Consultoria, responsável pela criação do SIGEduc e vencedora da licitação para implantação do sistema na rede municipal de ensino de Mossoró.

A supervisora pedagógica da Escola Municipal Francisco Morais Filho, Sílvia Vale, participou do treinamento e reforça a importância da implementação do sistema para a rede municipal. “Foram momentos de grandes aprendizados para a equipe de gestão e de novas perspectivas para o desenvolvimento de um trabalho mais organizado e proativo. O SIGEduc é um grande marco para nossa rede de ensino, contribuindo também com o trabalho pedagógico, facilitando as atividades desenvolvidas pelo professor, supervisor e gestor”, disse, acrescentando:

“O servidor poderá solicitar, junto ao setor de recursos humanos, documentos, enviar documentos, inserir diretamente no sistema as avaliações dos alunos, a presença, entre outros benefícios”, aponta Sílvia Vale, pontuando ainda os benefícios que o sistema traz para o processo de matrícula escolar. “Anualmente, o processo de matrículas aglomerava inúmeras famílias nas calçadas das escolas por dias. Agora, as famílias de suas próprias residências já poderão solicitar a matrícula do seu filho, bem como terão acesso ao histórico escolar, solicitação de declaração, e outros inúmeros serviços que o sistema oferece”, relatou.

“A implantação do SIGEduc é um marco para a Educação do nosso município, pois o ensino de qualidade deve estar agregado às inovações tecnológicas. Esse treinamento ofertado esta semana é de grande importância para a gestão escolar, pois nos apresentou de forma muito clara como tem se desenvolvido o processo de informatização da rede. Sabemos, por exemplo, que o armazenamento de documentos físicos sempre foi um problema na administração escolar, e com o SIGEduc as falhas como perda ou extravio de documentos e acúmulo de papel deixam de ocorrer. A comunidade escolar terá um ganho bastante significativo”, complementou Marleide Alves, diretora da Escola Municipal Professor Manoel Assis.

O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, professor Hélio Oliveira, menciona os avanços que o SIGEduc trará para as equipes gestoras das unidades. “Para esses membros da comunidade escolar, a implementação do SIGEduc significa uma modernização das suas rotinas administrativas. O trabalho que esses servidores faziam de forma manual, com papel, eles agora farão em um sistema, de forma integrada. Nesse momento pós-treinamento as equipes estão configurando as ofertas de vagas, as etapas de ensino, as turmas que estão disponíveis em cada uma das unidades, processo que está sendo acompanhado também pela equipe técnica da Secretaria”, afirmou.

Com a capacitação dos gestores, a próxima etapa do treinamento alcançará os professores da rede. “Por meio do SIGEduc, os docentes terão acesso, por exemplo, aos seus diários de classe, também de forma virtual. Isso significa um avanço muito grande para a SME. Quando falamos em modernização das rotinas administrativas, podemos destacar a possibilidade de se emitir um histórico, uma declaração de vínculo do estudante, a partir de um clique no sistema. Será possível também criar turmas, alocar estudantes, de forma mais prática. Um processo que era feito com pastas e arquivos em papel agora será executado de forma virtual. Uma outra vantagem é o gerenciamento do calendário letivo”, acrescenta Hélio Oliveira.

De acordo com a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, o SIGEduc representa um verdadeiro divisor de águas para a educação municipal. “A Secretaria não possuía um sistema que atendesse toda a rede. Para se ter uma ideia, o serviço que antes era oferecido contemplava menos de 20% das unidades, mesmo assim de forma parcial, e que sequer permitia a matrícula on-line em toda a rede. O SIGEduc, além de permitir uma gestão integrada da rede municipal de ensino, com dados que conversam entre si, vai permitir que não se repitam mais cenas como as que comumente estamos acostumados a ver, de redes armadas em frente às escolas, com pais em busca de matrículas para seus filhos”, comentou.

“Entre os muitos avanços que o novo sistema oferece, está, justamente, a efetivação das matrículas em um formato 100% on-line e a modernização do sistema, facilitando a vida do servidor de um modo geral, que, atualmente, para requerer um simples documento precisa se dirigir à SME, preencher requerimento manualmente e com papel carbono. Com o SIGEduc, toda a vida funcional do servidor estará concentrada em um sistema que representa, de fato, a informatização da educação, e que trará agilidade para diversos processos. Estamos, portanto, saindo do papel carbono para a nuvem. Isso é muito representativo. É histórico”, conclui Hubeônia Alencar.

0 Comentário(s)