Tamanho da fonte

Agricultura
Segunda-feira - 27/09/2021

Rota da fruticultura é lançada em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Célio Duarte/PMM

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (27) o lançamento da Rota da Fruticultura em Mossoró. O evento aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL/Mossoró) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; do prefeito Allyson Bezerra; de prefeitos, empresários e políticos da região.

O ministro do Desenvolvimento Regional destacou que a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte é grande exportadora de frutas, como por exemplo, o melão. Segundo ele, o projeto é destinado ao pequeno produtor.

“Nós vamos fazer um trabalho com o pequeno agricultor e com o pequeno produtor. Você tem aqui empresas de grande porte que já tem expertise de sobra, já tem conhecimento de sobra, tem condições de sobreviver. Você pegar o pequeno produtor e dá a ela a condição tecnológica, a inovação, o insumo necessário, comprar o equipamento, fazer a logística, permitir a agregação do valor do produto, enfim, aumentar a produção e gerar emprego e renda para o pequeno agricultor”, afirmou Marinho.

Rogério Marinho assinou termo de execução descentralizada (TED) com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) no valor de R$ 1 milhão. Os recursos serão utilizados para a criação da Rota da Fruticultura de Mossoró, com implantação de um núcleo de produção de mudas de cajazeiras, umbuzeiros e sirigueleiras.

O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra enfatizou a vinda do ministro a cidade e também destacou a importância do Ministério do Desenvolvimento Regional para a chegada de novos investimentos para o município.

“Dizer da importância de a gente estar recebendo o ministro Rogério Marinho em Mossoró. É um ministério importantíssimo e pode fazer diversas ações para Mossoró. Desde liberar pavimentação, asfalto, perfuração de poços, estradas, máquinas, enfim, são diversas as ações que o ministério pode fazer além de fazer todo investimento de saneamento básico, que também faz parte do Ministério”.

Faviano Moreira, secretário de Agricultura de Mossoró, destacou que a Rota da Fruticultura vem só fortalecer a cadeia produtiva e o município de Mossoró, através da Prefeitura, está inserida nesse processo fazendo parte da discussão. “Mossoró é o município que mais produz melão no país. Somos o maior produtor de melão do mundo, produzimos também acerola, melancia, entre outros”, ressaltou o titular da SEADRU.

0 Comentário(s)