Tamanho da fonte

10/06/2021

Reunião define aplicação de hidrogel em novas culturas

Por: Edinaldo Moreno Foto: Cedida/Arquivo

Reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER/BNB) traçou estratégias para a realização conjuntas, entre elas a ampliação da aplicação de hidrogel em novas culturas. Ficou decidido no encontro que, além da medida em cajueiros, haverá também a aplicação na cultura do maracujá e das hortaliças.

Sérgio Freire, agente de desenvolvimento do PRODETER, disse que a convergência das ações dos parceiros e executores de políticas públicas favorece um ambiente para o atendimento de maneira mais célere e ampla aos agentes produtivos do município. A iniciativa tornaria as cadeias produtivas em atuação no município mais longas e alcançando o maior número de produtores.

O hidrogel facilita o enraizamento e serve como uma reserva de água em períodos de estiagem, melhorando a qualidade do solo e garantindo altos níveis de produtividade nas lavouras, mesmo com a redução das chuvas. É um produto que se coloca no tronco do cajueiro para que ele possa manter a umidade no ambiente do sistema radicular.

O titular da Agricultura, Faviano Moreira, ressaltou a parceria entre as partes para a apresentação de ações que favoreçam a população. “É muito importante e salutar quando em um município os executores de políticas públicas, como a Secretaria de Agricultura e o Banco do Nordeste, além de outros em atuação, apresentam ações que favorecem um ambiente de produtividade e de atendimento tempestivo aos produtores."

Representaram a Secretaria de Agricultura, além de Faviano Moreira, o engenheiro agrônomo do município, Ney Maranhão, e o gerente executivo da SEADRU, Raniere Barbosa. Já pelo Banco do Nordeste os representantes foram Sérgio Freire, agente de desenvolvimento do PRODETER, e o gerente de negócios do BNB, Huberto Brito.