Tamanho da fonte

Quinta-feira - 20/01/2022

Rede municipal de ensino tem 22 alunos premiados na 16ª OBMEP

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A rede municipal de ensino de Mossoró teve 22 alunos premiados, em nível estadual, na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desse total, três estudantes conquistaram medalhas de bronze e 19 alunos receberam menções honrosas. Também foram premiados dois professores e duas escolas. O resultado foi comemorado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Ter mais de 20 alunos, professores e escolas premiados em nível estadual na 16ª OBMEP é motivo de grande alegria para nós que fazemos a educação municipal de Mossoró. É o resultado de um trabalho integrado, que comprova mais uma vez o quanto as ações desenvolvidas em 2021, ainda em um cenário de ensino remoto, mostraram-se acertadas. O empenho dos professores, supervisores, equipe gestora, de todos da comunidade escolar, se evidencia em momentos como esse. Parabéns a todos”, declarou a secretária Hubeônia Alencar.

As premiações contemplaram, no total, alunos de 14 escolas, tanto da zona urbana quanto da zona rural (confira relação completa mais abaixo). A Escola Municipal Antônio Fagundes, por exemplo, teve cinco alunos premiados, além da professora Jozelita Silva. A própria escola também foi premiada na olimpíada. “Nós recebemos esse resultado com muita satisfação, porque vem reafirmar aquilo que a gente vinha dizendo, que as aulas on-line aconteciam, de fato, e tinham significado, a prova isso é esse resultado. A escola está muito satisfeita, assim como as famílias e os próprios alunos”, pontuou Rita Fonseca, diretora da escola.

O aluno Leandro Henrique foi um dos premiados com menção honrosa. Ele destaca o apoio dos professores no processo de preparação para a OBMEP. “Eu não tive tantas dificuldades nas aulas remotas não, por isso que eu achei fácil a prova, graças aos meus professores de matemática, eles me ensinaram bastante. Minha matéria favorita é a de matemática. Quero sair agora pelo menos com a medalha de bronze na próxima edição”, disse.

“Eu fiquei muito feliz, porque me esforcei muito para conseguir aquela nota. Eu gosto bastante de matemática, foi divertido também. Foi uma preparação o ano todo, fiquei mais focada em matemática, porque gosto bastante dessa matéria. Achei importante, porque aprendi muito fazendo a prova. Aqui é a melhor escola que eu já estudei, ensina muito bem”, acrescentou a aluna Jamilly Sena, também da Escola Antônio Fagundes e premiada com menção honrosa.

Josenildo Alves, pai de Jamilly Sena, também comemorou o resultado da estudante na olimpíada. “Me sinto muito orgulhoso em ter uma filha estudiosa, dedicada aos estudos. É sempre uma emoção muito grande o pai e a mãe verem os filhos se dedicando aos estudos. Uma felicidade. O que eu puder fazer por ela, para ela se dedicar aos estudos, eu vou fazer”, comentou.

"É com muita alegria que recebo essa premiação e satisfação pelo resultado dos nossos alunos. Esse resultado representa o esforço, a persistência e dedicação que tivemos nesses anos de OBMEP. Resultado obtido pela dedicação de todos. Foi um percurso feito com vários desafios, mas estamos de parabéns porque, mais uma vez, conseguimos medalhas. Nosso trabalho está longe do fim, o que fizemos até agora já fez diferença nas nossas vidas. Com certeza vamos trabalhar mais e mais nos anos seguintes”, finalizou a professora Jozelita Silva, uma das premiadas na 16ª OBMEP.

SOBRE A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

RELAÇÃO DE PREMIADOS – REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ

Alunos Medalhas de Bronze - nível 1

Carla Stephanie Pimenta da Silva  - (Escola Antônio Fagundes)

Kaio César Gomes de Oliveira – (Escola Vereador José Bernardo)