Tamanho da fonte

Segunda-feira - 17/01/2022

Rede municipal de ensino ainda dispõe de vagas para alunos novatos

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A rede municipal de ensino de Mossoró iniciou nesta segunda-feira (17), a última etapa do calendário de matrículas 100% on-line para o ano letivo de 2022. Para esta etapa, foram disponibilizadas mais de 6 mil vagas, para todas as modalidades de ensino (berçário, maternal, infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA). Desse total, quase 3 mil já foram preenchidas até as 15h desta segunda-feira, restando ainda mais de 3 mil vagas para as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) que compõem a rede.

“A rede municipal abriu a nova etapa do calendário de matrículas com vagas disponíveis para novos alunos em todas as etapas de ensino. Muitas vagas já foram preenchidas, mas ainda há oferta em escolas e UEIs da rede. Essas informações constam no sistema de matrículas”, explica a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentando que a rede ampliou a oferta de vagas este ano: “São mais de mil novas vagas disponibilizadas”, pontuou.

Entre as unidades que ampliaram a oferta de vagas está a Escola Maurício Fernandes da Silva (antigo Colégio Evangélico), que agora está instalada em um novo endereço, na avenida Dix-neuf Rosado (Centro). Para turmas do 6º ano, ainda havia vagas disponíveis (até as 15h desta segunda), além da Maurício Fernandes, na escola Alexandre Linhares, José Benjamim e Senador Duarte Filho. Para educação infantil, a rede disponibilizou, por exemplo, novas vagas na UEI do conjunto Nova Mossoró, recém-criada, e UEI Zezinha Gurgel, entre outras unidades.

A Secretaria de Educação esclarece que, em algumas unidades, a quantidade de vagas oferecidas após a conclusão das etapas anteriores do calendário de matrículas (novos alunos com deficiência, renovação e transferência) é reduzida. Há escolas, como Rotary e Manoel Assis, por exemplo, que já não dispõem mais de vagas no sistema. “Mas há vagas em outras unidades na rede. Todas as informações constam no nosso sistema de matrículas, que é público e transparente”, reforça Hubeônia Alencar.

Como fazer a matrícula

O passo a passo da matrícula é simples: inicialmente, o pai ou responsável deve acessar o site da Prefeitura de Mossoró (www.mossoro.rn.gov.br). Na aba “Mossoró Digital”, é só clicar em “Educação”. Na sequência, clica-se em “SIGEduc”, quando o usuário será redirecionado para o sistema de matrículas. Em smartphones, é preciso configurar a página para versão “computador”. Aberto o sistema, a etapa subsequente é clicar na aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga”.

A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Continuar”. Na sequência, deve-se informar o nome do município (Mossoró) e as respectivas etapas de ensino (série ou turma que o estudante vai cursar). De acordo com a etapa de ensino informada, o sistema apresentará a escola com a oferta de vaga disponível. No próximo passo, são preenchidos o turno, dados pessoais e dados residenciais. Quando finalizado o preenchimento das informações pessoais, basta confirmar a operação.

Para efetivação da matrícula, é necessária a apresentação, em até três dias úteis após a solicitação da vaga, da documentação prevista na portaria (confira AQUI) que instituiu o calendário de matrículas (confira a relação completa mais abaixo). A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a matrícula.

Considerando todas as etapas do calendário de matrículas, iniciado no dia 22 de dezembro de 2021, a rede municipal de ensino de Mossoró está ofertando, no total, mais de 23 mil vagas para o ano letivo de 2022.

0 Comentário(s)