Tamanho da fonte

Quinta-feira - 11/11/2021

Projeto Sesc Saúde Mulher segue até o final deste mês

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Os exames de mamografia e preventivos continuam sendo realizados através do projeto “Carreta Saúde Mulher Sesc”. As ações estão acontecendo numa parceria com a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os exames estão sendo realizados na Carreta Itinerante instalada nas dependências do Sesc em Mossoró. A meta do projeto é realizar quase 4 mil exames entre mamografias e preventivos até o final de novembro. Aqui em Mossoró os exames foram iniciados no dia (4) de outubro.

Assistente social e educadora em saúde, Samara Almeida explica que ainda existem muitas vagas para a realização de exames preventivos. Já as mamografias estão se encerrando e as últimas vagas já estão marcadas. Samara reforça que devido ao feriado de segunda-feira (15) os atendimentos da próxima semana serão retomados na terça-feira (16), à tarde. “Para a realização de exames preventivos ainda existem muitas vagas, porém, as vagas para a realização de mamografias já foram todas preenchidas”, destacou Samara.

O Sesc Saúde Mulher realiza ações individuais e coletivas de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, bem como saúde sexual e reprodutiva; Consultas de enfermagem, atividades educativas, exames preventivos e diagnósticos, como citologia oncótica para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos, seguindo o rastreio protocolado pelo Ministério da Saúde.

PROJETO SESC SAÚDE MULHER

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um projeto pioneiro no Brasil. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a receber o então projeto-piloto, em julho de 2012, sendo o resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio/RN, Sesc Nacional, Sesc RN, Governo do Estado e prefeituras.

A unidade é equipada com consultório médico, salas de enfermagem e de mamografia com proteção radiológica, banheiro e sala de atendimento. Também faz parte da estrutura uma tenda externa, com materiais informativos sobre prevenção da saúde feminina. A equipe que atende na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é formada por uma enfermeira, técnicas de enfermagem, educadora em saúde, tendo uma médica técnica responsável.

0 Comentário(s)