Tamanho da fonte

 Educação
Sexta-feira - 01/07/2022

Projeto "Qualificação Direta em Primeira Infância" promove 1ª Roda de Conversa entre Gestores

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) participou nesta quinta-feira (30) da 1ª Roda de Conversa entre Gestores do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras. No encontro, promovido de forma on-line, estiveram presentes a coordenadora de Educação Infantil de Sobral (Ceará), Kathleen Arcanjo, e o ex-secretário executivo para a Primeira Infância do Recife (Pernambuco), Rogério Morais.

“A proposta foi promover um momento de interação entre equipes municipais do Qualificação Direta em Primeira Infância (QDPI) com gestores que já viveram a experiência de construir e implementar um plano de transformação e melhoria de suas redes. A intenção da ação é que por meio da troca de experiências entre pares, da partilha de boas práticas e o conhecimento dos desafios comuns, se possa ampliar o repertório relacionado à gestão do projeto em cada um dos municípios participantes”, destacou a gerente executiva pedagógica da SME, Gilneide Lobo.

“Fechando o mês de junho do Qualificação Direta em Primeira Infância com chave de ouro. Kathleen Arcanjo e Rogério Morais conversaram com os técnicos das SMEs atendidas pelo QDPI e nossa equipe sobre a importância da qualificação do profissional que atende a Primeira Infância, a partir da perspectiva de quem já vivenciou um plano de transformação. Aprendemos com eles um pouco mais sobre os casos de sucesso dos municípios de Recife (PE) e Sobral (CE). O sentimento de gratidão nos define. Que venha a próxima Roda de Conversa entre Gestores do QDPI”, acrescentou Vivian Barros, da FGV, uma das responsáveis por assessorar a equipe da SME de Mossoró no projeto.

O “Qualificação Direta em Primeira Infância”, pioneiro no país, alcançando em 2021 quatro cidades do Brasil, entre elas Mossoró, onde começou a ser desenvolvido em julho do ano passado, tem como missão promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.

Para a secretária Hubeônia Alencar, essa parceria com o CEIPE/FGV e Petrobras representará um legado importante para a educação municipal em Mossoró. “Trabalhamos durante todo o ano de 2021 nesse projeto-piloto em que poucas cidades do país fazem parte, e Mossoró tem a honra de ser uma delas. Este é um projeto importantíssimo, que visa a colaborar com a qualificação da gestão. Nossa equipe é muito aguerrida, vem dando o seu máximo, com o objetivo de melhorar o ensino, a educação para a primeira infância. O projeto coincide com a nossa visão de gestão, pois entendemos que a educação precisa ser trabalhada de forma integral e integrada, e esse projeto contempla ações para além da área da educação”, comentou.

A partir deste ano, o projeto estará presente em Unidades de Educação Infantis (UEIs) modelos, onde o CEIPE FGV acompanhará a Secretaria em sua implementação. Com base nesse piloto, em 2023 o trabalho se expandirá para mais uma UEI da Rede. Todo o material e método desenvolvido no decorrer das atividades ficará com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da Rede.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)