Tamanho da fonte

Quarta-feira - 19/05/2021

Projeto Família e Escola desenvolvido pela Secretaria de Educação fortalece aprendizagem

A escola tem um papel social que vai muito além de ensinar e por esse motivo a comunicação família e escola é fundamental, sobretudo em tempos de pandemia. Para promover a participação das famílias nas atividades escolares dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o Projeto “Família e Escola: fortalecendo vínculos, construindo parcerias” é uma das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME). O engajamento dos pais e responsáveis é importante no processo de aprendizagem.

O projeto foi criado e é acompanhado pelo Setor Psicopedagógico da Secretaria da SME, que tem como objetivo contribuir com a construção dos saberes das famílias, colaborando na edificação do aprendizado e melhoria da autoestima e conduta familiar.

“Um dos temas mais importantes da perspectiva do desenvolvimento integral do estudante é a relação família e escola. Afinal, um dos conceitos que existe na área da educação é que escola e família precisam caminhar juntos para que a aprendizagem e desenvolvimento do estudante aconteça de forma efetiva”, ressaltou Eliane Araujo, coordenadora do Setor Psicopedagógico SME.

O projeto reúne de forma virtual periodicamente todas as famílias de alunos de escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da rede municipal para encontros formativos. Ao todo, três encontros formativos serão realizados pelo Setor Psicopedagógico. O primeiro encontro virtual foi realizado em fevereiro. Ainda serão promovidos mais dois encontros virtuais junho e setembro com todas as famílias da rede pela plataforma YouTube. Outros três encontros de formação serão promovidos por cada uma cada UEI e escola municipal com as famílias dos alunos nos meses de maio, agosto e novembro por meio da plataforma Google Meet. Na segunda quinzena de junho, o encontro coletivo virtual será realizado com todas as famílias das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Durante o mês de maio todas as UEIs e escolas municipais estão realizando encontros com as famílias dos alunos. Os temas abordados nesses encontros atendem as necessidades específicas de cada contexto, mas abragem as seguintes temáticas: Saúde emocional; Lições de educação na pandemia; Parceria família – escola; Educação financeira em tempos de pandemia; Saúde mental – orientando pais e filhos; Como educar na pandemia? Aprendendo em casa, aprendendo sempre; Família e evangelização; Como enfrentar o medo e a ansiedade em tempos de distanciamento social; Educação e pandemia: tempo de angústias, inquietações e descobertas; Atenção e cuidado: o desafio de proteger crianças e adolescentes em tempos de pandemia.

“Essas ações são realizadas na perspectiva da intersetorialidade, em parceria com as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, com as instituições e profissionais da cidade, de acordo com as demandas. Ao longo desse mês de maio a expectativa é de movimentar toda rede com encontros formativos que atenda um número aproximado de 5 mil famílias, que participarão desse processo formativo, bem como o número aproximado de 50 profissionais parceiros envolvidos. Profissionais das mais diversas áreas: psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, psicopedagogo, filósofo entre outros”, explicou Eliane Araujo.

0 Comentário(s)