Tamanho da fonte

Segunda-feira - 29/04/2024

Programa “Mossoró Rural” leva ações para o homem do campo

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

O programa “Mossoró Rural” vem transformando o cenário agropecuário da cidade, fortalecendo as comunidades rurais e promovendo o desenvolvimento sustentável, apoio à agricultura local e garantindo o sustento dos agricultores familiares do município.

O programa é realizado pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

As atividades desenvolvidas pelo programa permitem ao agricultor conseguir acesso às tecnologias, os manejos atuais, fazendo com que tenha mais ferramentas e mais condições de produzir com menor custo. No último domingo (28), a equipe da Seadru visitou agricultores assistidos pelo programa municipal.

“Estamos visitando produtores rurais atendidos pela nossa consultoria do ‘Mossoró Rural’. Aqui no Assentamento Solidão visitaremos a ovinocaprinocultura. Esse trabalho dá assistência técnica e qualidade para o homem do campo. Se não fosse todo o trabalho desenvolvido pelo programa, o agricultor teria que arcar com isso particularmente. Então, nessa parceria da Prefeitura com o Sebrae, o Senar traz esse trabalho de consultoria para garantir o que ele sabe fazer de melhor”, explica o titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

Evilásio Juliano, criador de caprinos e ovinos, destacou o trabalho realizado pelo “Mossoró Rural” junto ao pequeno agricultor. “É muito importante que a gente (agricultor) tenha acompanhamento do médico veterinário na nossa propriedade. Esse acompanhamento evita muitos tipos de doença no rebanho. A gente recebe o consultor mensalmente e quando a gente precisa de alguma consultoria eles estão por aqui nos auxiliando”.

São objetivos do “Mossoró Rural” garantir o desenvolvimento do setor agropecuário, proporcionar assistência técnica, promover o desenvolvimento de agroindústrias familiares de pequeno e médio porte, proporcionar o avanço nos indicadores econômicos e sociais, além de melhorar a qualidade de vida da população rural, entre outras.

0 Comentário(s)