Tamanho da fonte

Segunda-feira - 06/09/2021

Profissionais da Educação participam de live de formação continuada

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo/PMM

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá sequência nesta quarta-feira, 8, ao processo de capacitação de professores, supervisores e gestores da rede de ensino, com mais uma Live de Formação Continuada, que será realizada às 15h, com transmissão pelo canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube (youtube.com/prefeiturademossorooficial). A live, a primeira deste segundo semestre, terá como tema “Dinamizando a sala de aula com o Google Apresentações”.

“Nosso objetivo é oportunizar aos professores, supervisores e gestores da rede municipal de ensino um espaço de aprendizagem sobre a interação da ferramenta digital Google Apresentações como recurso pedagógico, propiciando a socialização de estratégias e dinâmicas envolvendo metodologias ativas”, destaca Cristhiane Marques, professora-formadora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM).

A live desta quarta-feira, 8, terá como mediadora a professora Socorro Souza, do próprio Núcleo de Tecnologia, e como ministrante a professora Maura Fernandes, que também integra o NTM e é docente da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha. “Esta será a sétima live realizada nesse contexto de formação continuada que a SME vem executando desde o início do ano. É uma ação importante para auxiliar nossos profissionais a desenvolverem suas atividades pedagógicas não presenciais”, afirma a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar.

Além das lives, a Secretaria Municipal de Educação também adota outras estratégias envolvendo a ferramenta Google Classroom, como a realização de cursos, disponibilização de formulários virtuais para que os professores e alunos possam encaminhar, de modo contínuo, suas dúvidas e receber respostas do NTM e a ferramenta tutorial disponibilizada no portal da educação com orientações sobre o Google Classroom, página atualizada continuamente, conforme as dúvidas apresentadas no formulário virtual.

“Na formação continuada, trabalhamos intensamente com a promoção de cursos, lives, estudos nas escolas e, também, construindo parcerias com as universidades, buscando atender ao maior número de professores, bem como às necessidades solicitadas através do formulário virtual de comunicação”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.

PROGRAMAÇÃO

Neste segundo semestre, o NTM está ofertando duas turmas do curso “Google Classroom como Ambiente Virtual de Aprendizagem”, com carga horária total de 60h. O curso tem duração de dois meses, acontece no formato virtual com oito aulas síncronas para apresentação dos conteúdos e plantão de dúvidas e ainda encontros assíncronos no WhatsApp e no ambiente virtual do Google Classroom.

SOBRE O NTM

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal funciona no Edifício Joaquim da Silveira Borges, prédio da Escola de Artes, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Nesse período da pandemia, o funcionamento acontece na modalidade remota.

O objetivo do NTM é capacitar os profissionais da educação da rede municipal de ensino para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), contribuindo, assim, para sua inserção no processo ensino-aprendizagem.

No contexto de ensino remoto, o Núcleo de Tecnologia tem desenvolvido um papel imprescindível no processo de formação continuada dos profissionais que integram a rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Acompanhe a live desta quarta, 8, abaixo:

1 Comentário(s)