Tamanho da fonte

Terça-feira - 10/05/2022

Professores passam por formação sobre Projeto de Alfabetização e Letramento

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Professores de turmas do 2º ano do Ensino Fundamental participaram, ao longo desta terça-feira (10), de encontro formativo sobre o Projeto de Alfabetização e Letramento (ProAle), iniciativa que contempla quase 1,5 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, que têm à disposição uma série de materiais didáticos que oferecem atividades lúdicas e contextualizadas com as práticas letradas vivenciadas pelos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

O encontro ocorreu na Universidade Potiguar (UnP), contando com a presença da coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Valéria Montenegro, que é também coordenadora do ProAle na Rede Municipal de Ensino, e ainda das supervisoras técnicas da SME Joralice Cristina, Queila Maia e Rilzonete Batista.

“Foi um momento muito produtivo de trocas de saberes e experiências. O encontro teve o objetivo principal de apresentar a organização geral do projeto, como também compartilhar estratégias para execução do ProAle em sala de aula. Além da parte de exposição teórica sobre as revistas de Língua Portuguesa, os livros do EMAI - Educação Matemática nos Anos Iniciais, os livros literários e os cartazes, também realizamos a socialização das contribuições de cada docente”, destacou Valéria Montenegro.

A supervisora Queila Maia reforçou a importância da formação. “As professoras já receberam o material e estamos aqui explicando como elas podem trabalhar esse conteúdo, de Língua Portuguesa e Matemática, sempre na perspectiva do letramento, da função social de escrita, da Matemática, principalmente porque as crianças vêm de um formato de aulas remotas que deixou lacunas, então o projeto é uma maneira de também estarmos retomando a aprendizagem dessas crianças”, disse.

A professora Daniele Souza, da Escola Municipal Monsenhor Mota, foi uma das participantes do encontro. “Essa capacitação é muito importante, porque abre o nosso horizonte em relação à aprendizagem do nosso aluno, que é o que a gente realmente precisa nesse momento, após dois anos de aulas remotas, temos muito o que recuperar”, pontuou. “Essa formação vem contribuir bastante com a nossa prática docente, pois é um momento de escutarmos as sugestões, os relatos das colegas, proporcionando uma ressignificação da nossa prática docente”, acrescentou a professora Gledcy Sales, da Escola Paulo Cavalcante.

O ProAle é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) e tem como objetivo garantir os direitos à alfabetização, ao letramento e alfabetização matemática de qualidade para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O município de Mossoró aderiu à iniciativa, foi contemplado e tem executado as ações conforme o cronograma estabelecido no início do ano.

A iniciativa tem duração de dois anos, contemplando, em 2021, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e, agora, os mesmos alunos, que estão cursando o 2º ano. As atividades em sala de aula começam a ser executados no dia 16 de maio. “Nossos alunos recebem, cada um, quatro revistas de Língua Portuguesa, dois livros de Matemática, um livro de Literatura e um livro de jogos, conteúdos que trabalham a leitura, escrita, produção de texto, o letramento matemático, contemplando um agrupamento de temas importantes para o desenvolvimento de todas as etapas”, concluiu a coordenadora Valéria Montenegro.

0 Comentário(s)