Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Segunda-feira - 09/08/2021

Primeira Infância: CRAS Costa e Silva realiza ultrassonografia artística em gestantes

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Gestantes do bairro Costa e Silva tiveram na manhã desta segunda-feira, 9, a oportunidade de realizarem a ultrassonografia artística no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A ação faz parte das atividades do Mês da Primeira Infância. A técnica, que mistura ciência e arte, foi criada no início dos anos 1990.

A enfermeira Lorrayne da Cruz Serrano explica que a ultrassonografia é uma consulta de pré-natal e pode ser feita em qualquer ambiente. De acordo com a especialista, a atividade é realizada coletivamente, mas por conta da pandemia do novo C oronavírus houve adaptação.

“Essa atividade acontece em qualquer lugar que a mulher consiga deitar. Em virtude da pandemia, nós tivemos de fazer uma adaptação. A ultrassonografia artística é um pré-natal coletivo, onde as mulheres juntas fazem a consulta. Agora a gente está fazendo individualmente, mas a gestante tem o direito de levar uma pessoa da família para acompanhá-la”.

Ao término da consulta, a profissional faz uma pintura na barriga da mulher. “É uma consulta que ao término a gente faz a pintura da barriga. Ela não é uma simples pintura. É um registro do bebê de como ele está na barriga naquela hora que é realizada a ultrassonografia artística”, detalha Lorrayne.

As gestantes Ioskinara Gomes e Érica Gerciane, ambas moradoras do bairro, participaram da consulta pré-natal. Elas se mostraram bastante satisfeitas com a atividade.

“Eu estou muito feliz em participar desse projeto aqui no bairro. É a minha primeira gestação. A sensação é enorme. Estou me sentindo muito feliz mesmo. É meu primeiro filho e vou guardar as lembranças daqui”, disse Ioskinara.

“Estou feliz pela oportunidade de estar aqui hoje, de puder fazer porque não tenho condições. Quando me ligaram para participar fiquei muito feliz. Aproveito também para tirar dúvidas sobre o pré-natal”, falou Érica que está no sétimo mês de gestação do seu segundo filho.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)