Tamanho da fonte

Prefeitura entrega certificado de Patrimônio Histórico e Cultural ao Museu do Sertão

Por: Fábio Oliveira
Foto: Wilson Moreno

O Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes, espaço de conservação da história e cultura da região, localizado na estrada de Alagoinha, zona rural do município, recebeu no final da manhã deste sábado (2), da Prefeitura de Mossoró, o certificado que reconhece o equipamento como Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró. A ação aconteceu no próprio museu, durante cerimônia dentro da programação de sua XIX Jornada Cultural.

A solenidade contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, que sancionou o Projeto de Lei 3.994, de 22 de dezembro de 2022, de autoria do vereador Francisco Carlos, e que tornou o museu Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró.

O gestor municipal também descerrou a placa que marca a mudança de patamar do equipamento. Além de representantes do Município, estiveram presentes ainda diversas autoridades da educação, cultura e política local, como o autor do projeto.

“Nós fizemos a sanção do importante Projeto de Lei reconhecendo o Museu do Sertão, do professor Benedito Vasconcelos, como do Patrimônio Histórico e Cultural de Mossoró. Então esse importante reconhecimento feito por meio de lei vai dar a oportunidade agora de a gente conseguir fazer uma divulgação mais ampla do museu, conseguir atrair mais turistas e também colocar o museu dentro do calendário de eventos culturais do nosso município, principalmente no tocante ao 'Mossoró Cidade Junina'”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra.

A construção do museu, que conta mais de 3 mil peças catalogadas, expostas em 11 pavilhões de 300 metros quadrados, cada, é fruto do trabalho detalhado e realizado com recursos próprios, por mais de meio século, por seu curador e proprietário, o professor aposentado Benedito Vasconcelos Mendes. A entrada custa 1 kg de alimento, que deve ser entregue diretamente ao Lar da Criança Pobre, da irmã Ellen.

“Muito importante, fiquei muito feliz, quando este projeto de lei foi aprovado e sancionado pelo senhor prefeito de Mossoró. O Museu do Sertão é temático e dedicado à cultura. Ele não tem finalidades econômicas, não tem finalidades políticas, não tem finalidades outras, senão servir à cultura regional. Por isso essa construção foi feita com muito amor, com muita dedicação ao longo de 53 anos e com meu salário de professor e sacrificando o meu lazer. Então é um prazer grande, sempre trabalhar para fazer com que este museu se perpetue e possa servir às gerações futuras”, declarou, emocionado, Benedito Vasconcelos.

Benedito Vasconcelos, curador e proprietário do Museu do Sertão.

Presente ao evento, o secretário de Cultura de Mossoró, Igor Ferradaes, destacou que “a Prefeitura está presente em todas as ações e manifestações da cultura no município. Esse é mais um. O Museu do Sertão conta a história da raiz da cultura mossoroense, então transformá-lo em patrimônio é reconhecê-lo como um espaço fiel da cultura”, afirmou.

Igor Ferradaes, secretário de Cultura

ESTRADA PAVIMENTADA

O Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes está localizado a 4 quilômetros da zona urbana de Mossoró, encravado à margem da estrada que liga a cidade à comunidade rural de Alagoinha.

Para dotar o trecho de melhores condições de trafegabilidade, a estrada está sendo pavimentada pela Prefeitura de Mossoró, tendo sua primeira etapa já concluída. Uma nova etapa deve ser iniciada em breve.

“Os turistas chegando a Mossoró vão ter a oportunidade de virem aqui no Museu do Sertão conhecerem fatos históricos do Nordeste brasileiro, do sertão brasileiro. Então a Prefeitura de Mossoró apoia diretamente, inclusive acaba de concluir a obra de pavimentação de Alagoinha. Nesse primeiro momento foram ali em torno de 1.600 metros de pavimentação, dando a oportunidade de realização desse sonho antigo. Como o professor Benedito colocou aqui, foi um sonho de 50 anos que começou a sair do papel. A Prefeitura de Mossoró vai trabalhar incansavelmente para que a gente consiga concluir a pavimentação, chegando até aqui no museu e melhorando a pavimentação e acesso”, anunciou o prefeito Allyson Bezerra.

0 Comentário(s)