Tamanho da fonte

 Saúde
Sábado - 09/07/2022

Prefeitura de Mossoró realiza mutirão para zerar cirurgias oftalmológicas

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Célio Duarte (SECOM/PMM)

Neste sábado (9), aproximadamente 60 pessoas compareceram ao Hospital Geral de Oftalmologia (HGO) para realizar a cirurgia de catarata. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), objetiva zerar a fila de espera para o procedimento.

O método utilizado na cirurgia neste mutirão foi a facoemulsificação, que é um dos mais desenvolvidos do mundo, explica o oftalmologista Tiano Vasconcelos. Segundo ele, o procedimento dura poucos minutos e tem uma eficácia muito alta.

“É uma cirurgia simples que leva em torno de 10 minutos e tem uma eficácia maravilhosa. O método que vai ser realizado aqui é um dos mais desenvolvidos do mundo. Hoje aqui nós vamos fazer cirurgia de catarata através da facoemulsificação, que é uma cirurgia que retira o cristalino que temos no olho e o substituímos por uma lente”, disse o especialista que ainda informou que esse procedimento não requer anestesia através de injeção. “Terminou a cirurgia não precisa nem de curativo. O paciente já sai com a qualidade de visão melhorada”, completou.

Os pacientes que compareceram neste sábado ao hospital para realizar a cirurgia se mostraram bastante satisfeitos em conseguirem o procedimento cirúrgico. Um destes foi Evanor Moura Bezerra, morador do bairro Santa Delmira. Ele passou pela cirurgia de catarata.

“Todos nós procuramos a nossa melhora da saúde da visão e é por isso que estamos aqui. Fomos e somos bem recebidos aqui. Se Deus quiser sairemos daqui mais felizes do que chegamos”.

“Estou muito satisfeito, tanto a minha pessoa como a minha família. Vou fazer uma raspagem do olho direito. Graças a Deus dará tudo certo. Demos entrada no procedimento no HGO e ficamos aguardando a chamada pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse Francisco Araújo Sobrinho, que mora no bairro Dom Jaime Câmara.

“Estou muito feliz em realizar essa cirurgia. Vou fazer hoje a cirurgia de catarata no olho esquerdo. Vai acabar esse sofrimento”, comemorou Hamilton Barreto Maia, morador do Santa Delmira. “Vou ficar muito feliz depois de realizar essa cirurgia. Já tenho um olho em que não enxergo e nesse se Deus quiser dará tudo certo”, disse Benedito Marcolino da Silva, do conjunto Nova Mossoró.

Secretária de Saúde do município, Morgana Dantas compareceu ao mutirão e destacou que a ação continuará pelos próximos dias. “Hoje temos aqui 60 pacientes a serem operados e na próxima semana continuaremos realizando em todos os três prestadores na cidade de Mossoró. Seguimos fazendo essas cirurgias para tentar zerar a fila”.

O prefeito Allyson Bezerra esteve no HGO acompanhando o mutirão. Ele explicou que a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, está num verdadeiro mutirão para zerar as cirurgias eletivas no município.

“Nós queremos zerar por completo uma das filas de cirurgias maiores que já pegamos dentro do nosso município. Chegamos no município de Mossoró com milhares de pessoas precisando de uma cirurgia oftalmológica. Temos o compromisso de zerar essa fila e estamos a cada dia mais empenhados em conseguir esse objetivo”, frisou o prefeito Allyson Bezerra.

Dados da Central de Regulação de Mossoró mostram que de janeiro de 2021 a julho de 2022 foram realizadas 3.295 cirurgias de catarata na cidade. Já o total de procedimentos, incluindo outras cirurgias de oftalmologia, era de 5.878.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)