Tamanho da fonte

Terça-feira - 08/08/2023

Prefeitura de Mossoró leva serviços de saúde à comunidade Jardim das Palmeiras

Por: Thiago Braga
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A descentralização dos serviços públicos e promoção das políticas de saúde e bem-estar avançam no município a partir do trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró. Na manhã desta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma série de ações na comunidade Jardim das Palmeiras, zona Leste.

Entre os serviços ofertados à população: vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, panfletagem, aconselhamento e distribuição de preservativos. Além disso, a ação tem o objetivo de fornecer orientações de saúde aos moradores, visando promoção de mais qualidade de vida.

A iniciativa se apresenta como uma importante medida da Prefeitura e seus parceiros, uma vez que busca levar os serviços de saúde para as localidades mais distantes da região central da cidade. “Nós realizamos as ações de prevenção não apenas em julho – no mês alusivo à campanha, mas durante todo o ano. Hoje, como prova disso, estamos aqui nesta comunidade com diversos serviços, promovendo acesso à vacinação, atendimento médico, por exemplo. Um trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com outras instituições”, explicou Joyce Hayanny, coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais.

A ação aconteceu em parceria com alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN); II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP); Instituto Vida e Esperança (IVES). “Somos uma organização não-governamental com quinze anos de atuação com ações de prevenção às ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais. Nós realizamos esse trabalho no RN e em todo o Brasil. Nós temos parcerias com Unesco, Ministério da Saúde e o programa das Nações Unidas”, detalhou Patrícia Medeiros, presidente da ONG IVES.

A dona de casa Joseílda de Lima aproveitou a programação da Prefeitura de Mossoró e participou dos atendimentos na manhã de hoje. “O atendimento aqui foi ótimo. Os médicos aqui cuidam da gente perfeitamente. Todos os médicos que vêm para cá são excelentes. Gostei muito da ação”, contou.

“É muito importante, principalmente aqui nos Terrenos. Todos nós temos que participar, porque é bom para nossa saúde. Estamos vendo aqui agora uma ação boa e eu aprovo isso”, opinou a auxiliar de cozinha Márcia Seichas.

Luzia Maria de Lima, moradora da comunidade, reconheceu a importância dos serviços de saúde, bem como enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Uma ação maravilhosa, boa demais. Eu verifiquei a minha pressão e sempre venho monitorando, cuidando. É importante demais uma ação dessa aqui no bairro”, disse a aposentada.

Joyce Hayanny, coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais.

0 Comentário(s)