Tamanho da fonte

Pré-fórum do Selo Unicef é encerrado com participação ativa de adolescentes

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

Com participação ativa de adolescentes, foi realizado nesta quinta-feira (27), em formato virtual, o segundo dia do Pré-fórum do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - edição 2021-2024. O evento, que antecede a realização do I Fórum Comunitário, agendado para o mês de fevereiro, discutiu em dois diferentes momentos (dias 19 e 27 de janeiro), temas como desenvolvimento infantil na primeira infância, vacinação, gravidez na adolescência, educação de qualidade para todos, acesso à água e saneamento e formação profissional para adolescentes e jovens.

“Mossoró realizou o segundo dia de pré-fórum com discussões muito pertinentes nas áreas de assistência social e educação, com uma participação ampla de vários atores ligados às temáticas abordadas. Tivemos uma participação de aproximadamente 100 pessoas pela manhã e à tarde. A partir de agora começa o trabalho de relatoria e a preparação para o I Fórum Comunitário, que acontecerá em fevereiro”, afirma a ouvidora-geral do Município e articuladora do Selo Unicef em Mossoró, Janaína Holanda.

Na manhã desta quinta (27), as discussões contemplaram servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. À tarde, os temas foram voltados para profissionais da Secretaria de Educação. “Importante destacar a participação dos adolescentes em todo o processo de discussão nos dois dias de pré-fórum, nos quatro turnos. Eles participaram ativamente, ocupando esse espaço de voz, dizendo o que eles precisam ter como garantia para que a gente possa melhorar e aprimorar cada vez mais a política de direitos voltada às nossas crianças e adolescentes”, pontua Janaína Holanda.

Com a conclusão dessa etapa, a Articulação do Selo Unicef prepara agora a realização do I Fórum Comunitário, que será promovido no próximo mês. “Nesse Fórum será apresentado o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O documento será discutido e aprovado, para que em seguida possamos colocá-lo em prática”, acrescenta Janaína Holanda.

No dia 19 de janeiro, a articulação do Selo Unicef havia promovido o primeiro dia de Pré-fórum, reunindo membros dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs), representantes de Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pré-fóruns são organizados pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o COMDICA, contando ainda com a participação ativa das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania, além de Conselhos Tutelares, NUCA e comunidade em geral.

0 Comentário(s)