Tamanho da fonte

Terça-feira - 29/06/2021

Participação de intérpretes de Libras no MCJ 2021 Virtual é reconhecida por inclusão e acessibilidade de comunidade surda

Foto: Allan Phablo/PMM

A acessibilidade adotada pela primeira vez no Mossoró Cidade Junina foi reconhecida por entidades que representam os direitos das pessoas com deficiência e comunidade surda no município. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura de incluir intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante lives do MCJ 2021 Virtual, recebeu o reconhecimento como uma ação que marca a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.

Durante mais de 40 horas de transmissão das apresentações de artistas e bandas da terra nas 11 lives do Mossoró Cidade Junina 2021 Virtual, quatro intérpretes de Libras se revezaram nos shows, promovendo a inclusão da comunidade surda no maior evento cultural de Mossoró. Adriana Angélica, presidenta Associação dos Surdos de Mossoró e Região (ASMOR), agradeceu a inclusão de intérpretes de Libras no Cidade Junina deste ano, durante a reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), realizada virtualmente na tarde desta terça-feira (29).

“Duas semanas atrás começava o Mossoró Cidade Junina, um evento muito importante, principalmente para comunidade surda, para nós que somos deficientes auditivos. Foi um evento acessível em Libras, houve essa questão da inclusão e eu como presidenta da Associação gostaria de agradecer a prefeitura, ao prefeito também. Agradecer ao vereador Tony Fernandes que também foi um pedido dele. Eu gostaria de agradecer o secretário Etevaldo por toda essa colaboração e sensibilidade de aceitar nosso pedido. Ao Conselho também que fez parte e solicitou também essa inclusão dentro do Mossoró Cidade Junina. A comunidade surda está muito feliz, a festa foi linda e poder pela primeira vez participar desse evento. Muito obrigada. Que nós próximos anos continuem com essa inclusão cada vez mais com todos da comunidade surda na cultura. Contamos também com a inclusão de vários deficientes capacitados que você possa também incluir essas pessoas nesse evento no futuro, obrigada”, agradeceu a presidenta da ASMOR.

Iniciativa de inclusão é um dos avanços do MCJ 2021  (Foto: Allan Phablo)

Sandra Rossiely, é uma das quatro intérpretes de Libras que participaram do MCJ 2021 Virtual. Ela destacou que incluir a linguagem em Libras no evento é um marco e representa um significativo avanço na inclusão social. Além de Sandra, participaram do Cidade Junina as intérpretes Abilena Barroso, Mariana Câmara e Rafaele Oliveira.

“A Prefeitura de Mossoró e a Secretaria Municipal de Cultura estão de parabéns e honra por tamanha sensibilidade em perceber a importância de inserir os intérpretes de Libras, que é o principal instrumento de comunicação que transmitiram a língua de sinais, tradição e emoção de músicas para toda comunidade surda de Mossoró e região e de todo Brasil. Com essa enorme atitude pôde transmitir toda festa junina, com músicas locais, nacionais e internacionais, podendo assim quebrar barreiras e pôr fim da segregação com acessibilidades, promovendo inclusão, igualdade e cidadania, assim fazendo história na cidade, estado e país. Transmitindo alegria, entretenimento, emoção, danças e conhecimento para comunidade surda, quebrando o silêncio do mundo que eles vivem, passando assim conhecer palavras, mensagens nunca vistas antes e o direito à cultura. É um momento histórico e emocionante sim. Um imenso avanço na sociedade”, afirmou a intérprete de Libras Sandra Rossiely.

A intérprete Mariana Câmara destacou a importância das pessoas surdas terem acesso à música e à cultura. “Nunca foi pensado música para esse grupo minoritário antes. Porém, eles têm direitos iguais e gostam de cultura, gostam de se sentirem inseridos em eventos típicos da nossa cultura nordestina. Tem intérpretes que não só transmitam para Libras, mas transmite alegria, emoção e todo o contexto que foi passado faz com que eles alimentem esse lado cultural deles e que diminuam as barreiras do preconceito. Já que maioria das pessoas acha que eles não compreenderiam música, mas compreenderam sim, a comunidade e a ASMOR se mostrou feliz. Teve uma resposta positiva por parte deles”, comentou Mariana Câmara.

A iniciativa inédita no Mossoró Cidade Junina marca processo de promoção da inclusão nas ações culturais desenvolvidas pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura. “Nós, enquanto Secretaria de Cultura e membros da gestão pública municipal, estamos abertos para o diálogo e construção coletiva, para o debate em função de uma sociedade que tenha realmente acessibilidade. Nós, enquanto gestores públicos, temos esse compromisso de atender toda a população de Mossoró e somar atendendo uma demanda vinda da comunidade surda. O quanto foram importantes as intérpretes estarem conosco, ficou o Cidade Junina bastante acessível no sentido de incluir a comunidade surda. Nós nos colocamos a disposição sempre para que possamos somar junto com vocês e trabalhar em uma gestão pública municipal como Política Pública de Estado para que todas as pessoas tenham acesso à nossa dinâmica trabalho cultural”, ressaltou o secretário municipal de Cultura Etevaldo Almeida.

0 Comentário(s)