Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Quarta-feira - 26/05/2021

Palestra abordará desafios e possibilidades da assistência social em tempos de pandemia

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) promove nesta quinta-feira, 27, o Papo Social, que será uma das metodologias utilizadas como educação permanente. O evento voltado para os assistentes sociais vinculados a pasta municipal terá como tema “Desafios e possibilidades do trabalho do assistente social em tempos de pandemia”. As palestrantes serão Edivânia Freitas de Lima, subcoordenadora da Vigilância Socioassistencial da SETHAS, e Raíssa Paula Sena dos Santos, assistente social e especializada em Docência no Ensino Superior, Mestra em Serviço Social e Direitos Sociais.

A assistente social da Unidade Gestão do Trabalho e Recursos Humanos da SMDSJ, Dorisângela Lima, destaca a importância do encontro para o trabalho dos profissionais na área com todas as limitações impostas pelas medidas restritivas da pandemia da Covid-19.

“Indiscutivelmente nesse momento pandêmico, com todas as limitações, com todas as necessidades de biossegurança, de distanciamento social, trouxe para a assistência de um modo muito peculiar para os profissionais da assistência social grandes desafios de adaptar seu trabalho, de rever as formas de contato com o público, as formas de atendimento, de acolhimento, de encaminhamento profissional, mas é fato que nós tivemos grandes surpresas, muitas profissionais que ousaram, que colocaram sua criatividade para valer e garantiram muitos atendimentos, mediaram muitos direitos e assim enxergaram não apenas dificuldades, mas possibilidades de atendimento de garantia a proteção social para o público”.

Outro ponto destacado por Dorisângela Lima diz respeito ao contato mais próximo entre o profissional e as pessoas atendidas pela assistência social que nesse período de pandemia não é recomendável para frear a disseminação e propagação do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

“Não poder estar presencialmente com os nossos usuários, não poder aglomerar, não poder ter um contato mais aproximado são desafios imensuráveis. Nós que estamos acostumados a realizar palestras com grande público, oficinas com grande público, acolhimentos com toques, com presença e chegando próximo das pessoas sem dúvida esse distanciamento, essa necessidade de não aglomerar são grandes desafios para os profissionais da assistência social”, lamenta a assistente social.

A palestra começará as 13h30 e se estenderá até as 16h30 e será de modo virtual por meio do aplicativo Google Meet.

0 Comentário(s)