Tamanho da fonte

Sábado - 09/10/2021

"Outubro Rosa": blitz educativa aborda importância do autoexame

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado (9) uma blitz educativa em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O intuito da ação, que fez parte da programação do "Outubro Rosa", foi para alertar as mulheres sobre a importância do autoexame.

Gerente da Atenção Primária da Saúde, Katiana Aquino informou que houve a distribuição de panfleto orientando as mulheres como realizar o autoexame em sua própria residência, sem precisar se deslocar a uma unidade de saúde pública ou privada no município.

“O intuito dessa nossa ação hoje aqui na avenida Augusto Severo é mostrar a importância do autoexame. O "Outubro Rosa" é um mês de alusão para que as nossas mulheres possam se prevenir do câncer de mama e também do colo uterino. No leque que distribuímos aqui tem o passo a passo para fazer o autoexame em casa”.

O leque tem quatro pontos. O primeiro pede que no banho as mulheres que vão realizar o autoexame ensaboem as mãos. O segundo, a mulher deve apoiar as mãos na cabeça. Já o terceiro item destaca que a mulher com a outra mão apalpe com os dedos as mamas no sentido horário e o quarto e último pede que a mulher repita o passo anterior, mas no sentido anti-horário. A assistente social Fábia Queiroz explica como a mulher pode fazer o autoexame em casa. Ela ressalta que a medida pode ser realizada quinzenalmente.

“Inicialmente ela levanta um dos braços e com a mão contrária começa a apalpar a mama toda e circular em volta com os dedos de forma que ela consiga perceber alterações. É muito importante a mulher se conhecer. Qualquer diferença percebida no início já tem como alertar e a mulher procurar um serviço de saúde. O autoexame pode ser feito pela mulher de 15 em 15 dias, fora o período menstrual. A medida é uma forma de prevenção”.

Duas importantes ações relacionadas ao "Outubro Rosa" estão agendadas para os próximos dias. Nos dias 13 e 14 deste mês haverá uma atividade na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, no centro da cidade, no horário da manhã. A outra será uma caminhada ecológica no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira no dia 23.

0 Comentário(s)