Tamanho da fonte

Terça-feira - 11/01/2022

“Mossoró Verde”: Ações de plantio são realizadas em avenidas de acesso à Uern e Ufersa

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Na manhã desta terça-feira (11), o programa “Mossoró Verde” iniciou as primeiras ações de plantio de mudas do ano no município. Avenidas Leste-Oeste e Professor Antônio Campos, rotas de acesso às universidades, receberam as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

A primeira ação de plantio do “Mossoró Verde” em 2022 mobilizou um número significativo de instituições que estão localizadas nas proximidades das áreas beneficiadas com os plantios. “Nós estamos oficialmente iniciando as ações do programa “Mossoró Verde” no ano, revitalizando os canteiros e rotatória. Conseguimos mobilizar instituições, sociedade civil para estarem aqui conosco presentes neste momento que é tão importante. O objetivo do programa é tornar a cidade verde e trabalharmos com a perspectiva de mobilizar as pessoas para participarem ativamente das ações”, destacou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“O 'Mossoró Verde' inicia 2022 com plantio aqui na rotatória da Leste-Oeste. Começamos o ano continuando com as ações de arborização da cidade. Em 2021, plantamos muito e iremos expandir as atividades neste ano com um olhar especial para o meio ambiente. Estamos não apenas aqui, mas também com ações nas escolas, CRAS, praças, UBSs, num programa grande para arborizar toda a cidade de Mossoró”, pontuou Rodrigo Lima, secretário municipal de Infraestrutura.

O mutirão do “Mossoró Verde” percorreu trecho significativo da avenida Professor Antônio Campos, via onde está localizada a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “Gostaria de agradecer à Prefeitura pelo convite feito às universidades. Estamos numa importante via da nossa cidade que receberá o plantio de 90 mudas que transformará o cenário para que possamos desfrutar do verde, de um ar mais puro. Os benefícios são muitos, pois a nossa comunidade passa aqui constantemente, nossos discentes, docentes, técnicos serão beneficiados com essa importante ação. Num futuro bem próximo teremos uma via diferente e estamos aqui para potencializar cada vez mais essas ações importantes para a cidade de Mossoró”, evidenciou Cicília Maia, reitora da UERN.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) também se fez presente na ação inaugural do programa no ano. “É importantíssimo cuidar do verde. Então, uma ação como esta, capitaneada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, tem um aspecto de imensa relevância para o município. As duas universidades, a Uern e Ufersa, estão próximas à rotatória que vai ser beneficiada e pra gente é muito importante enquanto comunidade acadêmica”, explicou Anísio Araújo, pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura da Ufersa.

Profissionais plantam mudas no canteiro da avenida Professor Antônio Campos. Foto: Wilson Moreno(Secom/PMM)

O programa “Mossoró Verde” prevê ainda a mobilização da população e empresas em prol da arborização do município. “Pra mim é um prazer muito grande participar dessa ação que é importante para toda a cidade de Mossoró”, disse Gilberto Melo, representante da Farmácia Betel, localizada nas imediações da área contemplada com o plantio de mudas.

“Arborização é qualidade de vida e a EMATER trabalha neste sentido direcionado à população da zona rural e também à população da cidade. É importante, pois nossa cidade é muito quente e o trabalho de arborização vem minimizar esses efeitos do clima e ainda preservação das espécies do nosso bioma caatinga”, elencou João Ítalo, assistente de extensão rural da Emater-RN.

Participaram da ação de plantio do “Mossoró Verde” na manhã de hoje representantes da Uern, Ufersa, PAAM, Cipam, Emater-RN, Acrevi, Tiro de Guerra 07-010, Farmácia Betel e Mangaga Produtos e Consultoria.

Programação de janeiro:

18/1/2022 - UBS Izabel Bezerra de Araújo, na comunidade rural Jucuri (Doação e plantio de mudas)

25/1/2022 - Avenida Presidente Dutra (Plantio de mudas)

0 Comentário(s)