Tamanho da fonte

Agricultura
Sexta-feira - 25/06/2021

Mossoró Rural: Consultores participam de reunião técnica para iniciar atividades

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, uma reunião técnica para os aproximadamente 20 consultores que vão participar do programa Mossoró Rural da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), escritório de Mossoró.

O secretário de Agricultura do município, Faviano Moreira, destacou que as consultorias aos agricultores vão começar já no próximo mês. “A partir agora do mês de julho nós iniciaremos os trabalhos de consultoria. Estamos numa fase de cadastramento dos agricultores, produtores, levantamento dos documentos e fazendo essa reunião com os consultores para que em julho iniciamos os trabalhos”.

“Nós estamos reunidos aqui Sebrae com a equipe de consultores que vai executar o programa para passar direcionamentos aos profissionais para as atividades no campo que serão desenvolvidas no Mossoró Rural”, ressaltou. Os consultores são médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas.

“É uma reunião técnica com a equipe de consultores que vai para o campo para executar o programa Mossoró Rural. Nós estamos reunidos aqui no Sebrae, junto com o escritório do Sebrae, da Agricultura e os consultores para liberarmos conhecimento e direcionarmos os consultores para as atividades no campo.

O gerente do escritório local do Sebrae, Paulo Miranda, enfatizou que o Mossoró Rural é um projeto de primeira importância para o Sebrae na cidade. Ele disse que o objetivo é transformar a vida desses produtores.

“Esse é um projeto de primeira importância para o escritório do Sebrae. Temos o objetivo de transformar de fato a vida dos produtores rurais para que eles enxerguem que o agronegócio é um meio de vida, que enxerguem como uma atividade empresarial através de consultorias, de capacitação, de muito treinamento e acompanhamento. Nós desejamos mudar a vida dessas pessoas”.

A agricultora do Assentamento Favela, Luana Clementino, enalteceu que o programa vai garantir ao produtor rural que todo mês ele receba a vista dos profissionais que passarão informações relevantes sobre como desenvolver a atividade.

“Esse programa agora do Mossoró Rural vai trazer para os agricultores, principalmente para nós que fazemos a associação de orgânicos, a garantia de todo mês a gente ter a visita técnica de orientação científica. Com isso vai melhorar bastante a nossa produção e o retorno vai ser na questão financeira e bem-estar das famílias que fazem parte da associação”, destacou.

Faviano Moreira explica que os agricultores interessados em participar do Mossoró Rural podem procurar a Secretaria de Agricultora municiado com seus documentos pessoais, documento comprovando que é produtor rural..

“Procure a secretaria diz a sua necessidade se é criador de caprino, de suíno, se é plantador de frutas, hortaliças e verificamos a possibilidade dele participar da consultoria”, finalizou.

O programa Mossoró Rural estima contemplar aproximadamente 1.100 produtores rurais do município. O investimento é de mais de R$ 1 milhão de reais, de recursos da Prefeitura de Mossoró e do Sebrae. O termo de cooperação técnica para implementação do programa Mossoró Rural foi assinado no último dia 17.

0 Comentário(s)