Tamanho da fonte

 Agricultura
Segunda-feira - 27/12/2021

Mossoró registra média de 35 milímetros de chuvas durante a madrugada

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/SECOM/PMM

Os oito pluviômetros instalados nas quatro regiões de Mossoró registraram, entre o final da noite deste domingo (26) e madrugada desta segunda-feira (27), média de 35 milímetros de chuvas.

O maior registro aconteceu no pluviômetro instalado no Alto da Conceição. Foram registrados no período 53,2mm. O segundo com o maior acumulado foi o da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Nele o registro foi de 47mm.

Já o terceiro maior volume foi verificado no equipamento instalado na rua Nilo Peçanha. Lá a precipitação chegou a 35,55m. Na sequência aparecem o pluviômetro da CPRM (33,5mm), o da Cândido Barros (32,16mm), da Marechal Floriano (31,02mm), Margarida Militão (25,82mm) e da Marinho Dantas (22,43mm).

“Foi uma surpresa muito grande para a gente que faz os estudos meteorológicos, pois esperávamos uma chuva de aproximadamente 10 milímetros. A chuva começou por volta das 23 horas com muita rajada de vento e teve prolongamento até o final da madrugada”, informou o professor de Ciências Extas e Naturais da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Alciomar Lopes.

Alciomar Lopes destaca ainda que é boa a previsão para esses últimos dias de dezembro e os primeiros dias de janeiro. Segundo ele, a previsão mostra que apenas nesta terça-feira (28) não há probabilidade de chuvas no município.

“As previsões para os próximos dias são boas para chuvas na nossa cidade. Até a próxima sexta-feira (31) é esperado chuvas todos os dias. Até agora o único dia que não está mostrando que terá chuvas é amanhã (terça-feira). Já para o mês de janeiro nós temos previsão de chuvas nos três primeiros dias do ano novo. Essas chuvas podem ser leves e se acontecer o que aconteceu de ontem para hoje não será de se admirar (referindo-se que pode haver chuvas fortes)”.

O professor enfatiza que essas chuvas em dezembro é por conta da massa de ar fria que está vindo do Pacífico Equatorial e se intensificou e chegou ao Rio Grande do Norte. “Ela veio da região do Amazonas, passou pelo Maranhão, Piauí, Ceará e chegou ao nosso Estado”, finalizou.

Pluviômetros instalados em Mossoró:

Pluviômetro SEADRU – 53,2mm

Pluviômetro da UFERSA – 47mm

Pluviômetro Nilo Peçanha – 35,55mm

Pluviômetro da CPRM – 33,5mm

Pluviômetro Cândido Barros – 32,16mm

Pluviômetro Marechal Floriano – 31,02mm

Pluviômetro Margarida Militão – 25,82mm

Pluviômetro Marinho Dantas – 22,43mm

Média – 35,08mm

Fontes: SEADRU, UFERSA e Defesa Civil


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)