Tamanho da fonte

 Saúde
Segunda-feira - 07/06/2021

Mossoró incentiva Teste do Pezinho como medida preventiva às doenças


Foto: Allan Phablo

No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do teste do Pezinho. A data foi instituída com a criação do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde em 2001.

O objetivo é conscientizar e alertar a população para a importância da realização do exame, que é responsável por detectar diversas doenças, nos primeiros dias de vida do bebê. 

O Teste do Pezinho se tornou obrigatório depois da portaria que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 2001, incorporado pelo Governo Federal. Ele é totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e foi introduzido no Brasil na década de 70, sendo o país, o primeiro da América do Sul a realizar o exame. 

Em Mossoró a média de testes é de 200 por mês e de até 2.500 testes anualmente. " O teste tem grande importância para a prevenção de doenças. Ele garante à criança uma vida futura com mais qualidade e saúde", disse Suiann Costa, coordenadora de saúde da mulher e presidente do Comitê de Prevenção à Mortalidade Materna Infantil e Fetal de Mossoró. 


Como é feito? 

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

Com este exame é possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas no nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família.
Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)