Tamanho da fonte

Agricultura
Terça-feira - 08/06/2021

Mais de 50 toneladas de alimentos da agricultura familiar são adquiridas através do Compra Direta

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) finalizou nesta terça-feira, 8, a sétima e última etapa do programa Compra Direta, do Governo do Federal em parceria com a Emater e a Prefeitura de Mossoró.

Ao todo, somados aos outros seis recebimentos foram adquiridos em torno de 52 toneladas de alimentos. Esta última etapa da iniciativa que adquire produtos diretamente do agricultor familiar recebeu dos pequenos produtores 6.245 quilos.

“Nós estamos finalizando a sétima e última etapa dessa versão 2021 do programa Compra Direta. Hoje nós estamos recebendo cerca de 5.500 quilos para fazer o preparo de aproximadamente 550 kits”, destacou secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

Aluísio Santos da Silva, um dos agricultores beneficiados pelo programa, enfatizou a importância do Compra Direta para os pequenos produtores rurais de Mossoró. Ele acrescenta que por conta da crise econômica não está sendo possível vender tudo o que é produzido e o programa ajuda a escoar a produção do pequeno agricultor.

“Todos nós lá produzimos uma série de variedades de produtos como macaxeira, melão, maracujá e tudo isso precisa ser comercializado. A produção da macaxeira hoje está muito avançada no campo e nós não estamos tendo vendo para a produção que nós estamos fazendo. Estamos produzindo muito e não estamos tendo venda para a cultura que estamos produzindo”.

O prefeito Allyson Bezerra acrescentou que é mais uma ação do município para fortalecer a agricultura familiar e a quem mais precisa. Os produtos adquiridos são transformados em kits e entregues para algumas escolas da rede municipal e famílias assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizados em vários bairros da cidade.

“Mais uma ação do município de Mossoró beneficiando quem está mais precisando. Essa ação tem impacto importantíssimo porque compra diretamente da agricultura familiar e distribui com a população”.

O programa Compra Direta é um programa do Governo Federal, gerenciado pela Emater e com apoio logístico da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura. O agricultor vende o seu produto sem atravessador.

3 Comentário(s)