Tamanho da fonte

Mais de 100 animais são resgatados pela Guarda Municipal em 2021

Por: Wesley Duarte
Foto: Célio Duarte

A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESEM), através do Pelotão de Ações Ambientais (PAAM), divulgou o balanço das atividades desempenhadas no primeiro semestre de 2021. Em seis meses, 105 animais foram resgatados e devolvidos ao seu habitat natural.

No dia 30 de março, as equipes da Defesa Civil faziam o acompanhamento do nível do Rio Mossoró, nas proximidades da Barragem de Genésio, quando se depararam com um cão abandonado. O coordenador da Defesa Civil acionou a PAAM para a realização do resgate.

“Nós estávamos fazendo o monitoramento do nível do Rio Mossoró, na altura da Barragem de Genésio, e encontramos o cão preso no nível mais baixo do rio. Um pescador no local informou que o cão teria sido jogado no rio, de propósito, por uma pessoa que já não se encontrava no local e que o cão estava desde às 10h da manhã sem conseguir sair”, relatou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.

Alcivan Gama contou que tentou retirar o animal do rio, mas sem sucesso. “ Tentamos fazer o resgate do cão, mas não obtivemos resultados. Solicitamos a presença da equipe da ambiental da Guarda Civil Municipal, para ajudar no resgate, já que eles tem equipamentos para isso.  E assim foi feito, a equipe conseguiu resgatar, entretanto, já em solo, o cão, assustado e faminto, conseguiu escapar e saiu correndo do local, não sendo possível levar para um local para ser analisado por uma equipe de veterinários”, disse.

O relatório estatístico da PAAM durante o primeiro semestre de 2021, contabiliza 91 ocorrências. São chamados para resgate de animais (41), animal em via pública (20), maus-tratos a animais (9), comercialização e tráfico de animais (2) e comunicação de crime ambiental (19).

“Recebemos o chamado através da nossa central e de imediato vamos até o local indicado para fazer o resgate do animal. Se o animal estiver ferido, nós encaminhamos para os cuidados do veterinário. Os animais que costumamos capturar com mais frequência são a iguana e a cobra”, relatou Barbosa, Guarda Civil Municipal.

“A gente tem todo cuidado no procedimento de resgate. Temos profissionais capacitados para o manejo e transporte desses animais com segurança, principalmente com cobras. Aqui faço um pedido, caso apareça animais silvestres em sua residência, não mate ou agrida esse animal, pois isso é crime ambiental. De imediato, acione nossa equipe para o resgate”, explicou Thiago Fernandes, comandante da Guarda Municipal.

A população pode acionar o Pelotão de Ações Ambientais através dos telefones 153 e (84) 9 8631-7000.

Cão abandonado no Rio Mossoró
Cão abandonado no Rio Mossoró | Foto: Cedida