Tamanho da fonte

 Educação
Sexta-feira - 26/11/2021

Kits especiais de merenda escolar contemplam alunos com restrições alimentares

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró garante aos alunos com necessidades alimentares especiais a entrega de kits de merenda escolar específicos, com itens que podem ser consumidos por quem possui, por exemplo, diabetes, Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), intolerância à lactose e intolerância ao glúten. Os kits estão sendo distribuídos em escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) que permanecem com aulas remotas.

“Os kits são ótimos. São itens que não tenho em casa para o meu filho, que é diabético. Fiquei surpresa, porque veio adoçante, muitas coisas boas para o meu filho, coisas que não posso comprar. A Secretaria está colaborando muito com a gente. O kit chegou numa hora boa. Muito bom mesmo”, destacou Rosana Basília, mãe de aluno matriculado na Escola Municipal Heloísa Leão, localizada no bairro Bom Jesus.

Essa nova etapa de distribuição dos kits foi iniciada na semana passada e deve ser finalizada nos próximos dias. A entrega já foi concluída nas UEIs e agora a distribuição acontece nas escolas. Para as unidades educacionais que retomaram as aulas presenciais, a merenda já vem sendo fornecida diariamente, garantindo o direito à alimentação escolar em toda a rede.

O kit especial distribuído nas escolas e UEIs é composto por itens como aveia, adoçante, macarrão integral, arroz integral, biscoito integral, leite desnatado e leite de soja. Já o kit tradicional contém arroz, feijão, flocos de milho, macarrão, leite em pó integral, biscoito salgado, peito de frango e batata doce ou jerimum de leite proveniente da agricultura familiar.

“Trabalhamos hoje com dois formatos no fornecimento da merenda: na própria escola, para as que estão com aulas presenciais, e com a entrega de kits aos alunos que permanecem com aulas remotas, garantido a todos os alunos matriculados na rede o direito à alimentação escolar. Isso é trabalho. Isso é gestão. Isso é compromisso com a educação”, declarou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

“Os kits foram elaborados para suprir parte das necessidades nutricionais diárias dos alunos de acordo com as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estão sendo ofertados alunos da rede municipal alimentos nutricionalmente adequados que complementam a sua refeição em casa”, acrescenta a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Shirlley Martins.

A merenda distribuída aos alunos que estão em aula remota é adquirida com recursos da contrapartida do Município e verba oriunda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Prefeitura de Mossoró já distribuiu, desde o início do ano, mais de 330 toneladas de alimentos para alunos de toda a rede de ensino, entre investimentos com recursos do PNAE Escolar e parcerias com o Governo Federal em ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)