Tamanho da fonte

Quarta-feira - 01/09/2021

Jovens do programa “Embaixadores” destacam ações desenvolvidas junto a escolas municipais

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno/PMM

A promoção de políticas públicas de educação ambiental nas escolas da rede municipal é um dos objetivos do programa “Embaixadores: Juventude e Cidades Sustentáveis”. A iniciativa é da Prefeitura de Mossoró, promovida pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Atualmente, o programa coordenado pela Gerência de Educação Ambiental do município está realizando palestras virtuais para alunos da rede municipal de ensino, transmitidas ao vivo através do YouTube da Prefeitura. Além dos estudantes, são convidados a participar dos momentos pais e mães, bem como toda a comunidade externa.

“A experiência está sendo muito importante para o nosso crescimento. Estamos ampliando nossos laços, incluindo a universidade junto com o município no desenvolvimento de estratégias para promoção da educação ambiental”, contou Hudson Toscano, doutorando PRODEMA/UFERSA.

Uma das propostas do programa é que os jovens possam disseminar as informações entre os membros da própria família, vizinhos e todos que fazem parte do convívio, ou seja, os estudantes atuam como multiplicadores do conhecimento. “Hoje em dia acompanhamos o grande crescimento populacional e diante disso existe a necessidade de tratar assuntos relacionados ao desenvolvimento das cidades. Um dos nossos objetivos é que os estudantes possam multiplicar o que aprendem levando para suas casas. Para que tudo isso aconteça nós realizamos um levantamento, apontamos o que a sociedade está mais precisando, as necessidades, para promoção das palestras nas escolas municipais”, explicou Sarah Medeiros, graduanda em Engenharia Florestal, uma das participantes do programa.

Jéssica Medeiros, graduanda em Direito, também atua junto aos estudantes do município no programa Embaixadores 2021. “Esse programa traz um tema muito importante para as gerações do presente e do futuro. Está sendo um momento muito enriquecedor de contato com outros embaixadores de áreas da Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, unindo conhecimentos para fazer um trabalho bem bacana”, disse.

As palestras são ministradas para os estudantes da rede municipal de ensino com temáticas relacionadas a “Agenda 2030”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu em 2015, 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável do planeta. “Através da equipe iremos contribuir de uma forma mais efetiva na implementação das ações, a gente traz a teoria e aplica na prática nas escolas. Nós abordamos assuntos diversos como mudanças climáticas, produção sustentável, arborização, vida na terra, energia limpa”, concluiu Hudson Toscano.

0 Comentário(s)