Tamanho da fonte

 Agricultura
Terça-feira - 15/02/2022

Famílias de três comunidades rurais recebem nesta terça-feira sementes de feijão e milho

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

Cerca de 100 agricultores das comunidades rurais de Olho D’Água Velho, Curral de Baixo e Projeto Assentamento Lorena recebem nesta terça-feira (15) sementes de feijão e milho. As sementes são do Programa Estadual de Bancos Comunitários de Sementes. A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realiza a logística e entrega nas comunidades.

Das 99 famílias contempladas nesta terça com a entrega das sementes, 54 são da comunidade de Olho D´Água Velho, 11 famílias de Lorena e 34 famílias em Curral de Baixo. Foram entregues 270 quilos de sementes de milho e outros 270 quilos de sementes de feijão em Olho D’Água Velho, 110 quilos de sementes, sendo 55 kg de sementes de milho e 55 kg de sementes de feijão em Lorena, além de outros 170 kg de sementes de feijão e 170 kg de sementes de milho em Curral de Baixo.

“Hoje estamos fazendo o transporte de sementes para essas três comunidades. Aproximadamente 100 famílias estão sendo beneficiadas com essas sementes. Essa entrega é de suma importância nesse momento, haja vista, que muitos agricultores só plantam quando recebem essas sementes da Emater e aí casa com o programa da Secretaria de Agricultura, que é o Semear, que o pessoal já cortou a terra e só esperava a semente”, destacou o coordenador de Convivência com o Semi-Árido da SEADRU, Cleiton Dantas.

“Essa parceria com a Emater é muito importante porque temos algumas comunidades rurais distantes e os agricultores não têm como se deslocarem para pegarem as sementes. A SEADRU disponibiliza o veículo para deixar a semente, eles não terão esse custo a mais. Essa parceria entre as entidades é para justamente fortalecer esse trabalho junto ao homem, a mulher do campo que produz, que planta e que cria seu animal”, enfatizou Cleiton sobre a parceria da SEADRU e Emater.

O município de Mossoró possui o maior número de agricultores beneficiados pelo programa, sendo contempladas 1.728 famílias, distribuídas em 39 bancos de sementes. Este ano, cada família será contemplada com as seguintes quantidades de sementes: milho: 5 kg, feijão: 5 kg e sorgo: 3 kg. Serão distribuídos 8.640 kg de sementes de feijão, 8.640 kg de sementes de milho e 5.184 kg de sementes de sorgo, totalizando 22.464 kg de sementes.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)